ALERTA! Mantenha a vacinação contra covid-19 em dia

27/02/2024

Brasil registra aumento do número de casos da doença após as festividades de início de ano e férias

Foto: Myke Sena/MS

Festividades de réveillon e férias marcam a entrada de mais um ano e trazem um dado importante: o aumento de casos de covid-19 no país. De 1º de janeiro a 10 de fevereiro de 2024, o Brasil registrou mais de 196 mil casos da doença, disponibilizado no Painel Coronavírus, do Ministério da Saúde. Esses números estão sujeitos à alteração, à medida que as equipes dos estados atualizam os dados nos sistemas de informação.

No Informe Vigilância das Síndromes Gripais 6, de 10 de fevereiro, dos 21 estados que informaram dados ao Ministério, as maiores taxas de incidências da covid-19 foram registradas em Mato Grosso, Tocantins, Goiás, Rondônia e Distrito Federal.

O alerta vale também para o aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Segundo o boletim InfoGripe, iniciativa da Fiocruz com o Departamento do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, sete estados apresentam sinal mais claro de crescimento de SRAG na tendência de longo prazo: Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

Diante deste cenário, é fundamental falar sobre a vacinação e outras medidas de prevenção e controle.

Fique atento aos sinais

É importante que todos fiquem atentos aos sintomas gripais, como tosse, febre, dor de garganta, coriza, dor no corpo, perda de olfato (em alguns casos), dor abdominal, fadiga, dor de cabeça, calafrios, entre outros.

Além disso, há casos de pessoas que contraem a doença, mas ficam assintomáticas, ou seja, não sabem que estão com covid, porém, em contato com outros indivíduos, podem transmitir o vírus.

Por isso, se notar qualquer sinal ou sintoma compatível com a doença, procure imediatamente atendimento em uma unidade de saúde e siga as orientações do profissional de saúde. O atendimento correto e oportuno pode salvar vidas!

Mantenha a vacinação em dia

A vacina é a melhor forma de prevenção e a principal medida contra as formas graves da covid-19. E o melhor: ela está disponível gratuitamente nas unidades de saúde de todo o país. É só comparecer a unidade básica de saúde mais próxima de você.

Para quem dúvida da eficácia do imunizante, basta lembrar que há pouco tempo o mundo passou por uma grave pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2, que resultou em mais de 700 mil mortes só no Brasil. O cenário de emergência só foi controlado após a vacinação da população.

É urgente que quem ainda não se vacinou ou está com alguma dose do imunizante atrasada vá até uma unidade de saúde para completar o esquema vacinal e reforçar a proteção contra a doença.

É importante também iniciar e completar a vacinação das crianças. A infecção pelo vírus para esse grupo pode trazer riscos e sequelas graves. O imunizante está disponível no sistema público de saúde para crianças e bebês a partir de 6 meses de idade.

As doses de reforço são mais uma camada de proteção para grupos de maior vulnerabilidade. Quando infectada pelo vírus, a pessoa vacinada conseguirá combatê-lo rapidamente, pois já tem imunidade adquirida com o imunizante e, assim, na maioria dos casos, a doença evolui para um quadro leve ou assintomático.

Idosos com mais de 65 anos ou imunossuprimidos com covid-19 têm direito ao antiviral nirmatrelvir/ritonavir no Sistema Único de Saúde (SUS) até o quinto dia após o início dos sintomas. Esse tratamento reduz o risco de internações, complicações e mortes pela doença.

Vacinas contra covid-19 são seguras e eficazes

As vacinas ofertadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) para combater a covid-19 são eficazes, efetivas e seguras. Elas possuem autorização de uso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e passam por um rigoroso processo de avaliação de qualidade pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), da Fiocruz, instituição responsável pela análise de qualidade dos imunobiológicos adquiridos e distribuídos pelo SUS.

Até a vacina chegar à população brasileira nas unidades de saúde, ela passa por um processo complexo de distribuição, coordenado pelo Ministério da Saúde.

Desde o início da primeira Campanha Nacional de Vacinação contra a covid-19, em janeiro de 2021, é evidente a queda de internações e óbitos nas diferentes faixas etárias com o avanço da aplicação do imunizante.

Como se proteger

Além da vacina, há outras formas de prevenção, como distanciamento físico (limitar o contato próximo com pessoas infectadas ou com sintomas); cobrir nariz e boca com lenço de papel ou antebraço ao tossir ou espirrar; higienizar as mãos; evitar tocar olhos, nariz e boca quando as mãos não estiverem limpas; não compartilhar objetos de uso pessoal sem higienização adequada; realizar a limpeza dos ambientes.

Outra recomendação é o uso de máscara caso a pessoa apresente sintomas da doença e também ao comparecer em ambientes de maior risco, como locais de atendimento em saúde.

Cuidados importantes

Quem participou recentemente de alguma festividade e apresentar qualquer sintoma gripal, deve evitar contato próximo com crianças menores de dois anos, pessoas idosas, com sistema imunológico enfraquecido ou com comorbidades nos sete dias após o evento.

É possível retomar o contato nesse prazo apenas se estiver sem sintomas, com provável redução para cinco dias se permanecer sem febre e outros sinais nas últimas 24 horas, além de testar negativo no quinto dia.

Saúde é coisa séria! Escolha a vacina e proteja a sua vida e de todos ao seu redor.

Ministério da Saúde

Fontes: