No dia 07 de maio, o Sindicato dos Bancários de Foz do Iguaçu e Região esteve presente na Mobilização Nacional em Defesa da Competência da Justiça do Trabalho, realizada em frente à Justiça do Trabalho da cidade. A ação integrou a campanha nacional “A Justiça do Trabalho Existe, Resiste, Persiste”, reunindo sindicatos, representantes da sociedade civil, bem como membros da OAB local. Estiveram também, juntamente com o Sindicato dos Bancários, as Dras. Jéssica e Eliza, da Gruber & Kiechle Advocacia
A mobilização teve como principal objetivo alertar a sociedade e os poderes constituídos sobre os riscos de enfraquecimento da Justiça do Trabalho, especialmente diante da repercussão do Tema 1389 no STF, que pode restringir sua atuação. A iniciativa também reforçou a importância da Emenda Constitucional 45/2004, que ampliou e consolidou a competência da Justiça Laboral como garantidora dos direitos sociais e das relações de trabalho justas.
A participação do nosso sindicato em movimentos como este reflete nosso compromisso com a valorização do trabalho e a centralidade do ser humano nas relações laborais, bem como com a luta por uma justiça acessível e eficaz. Reafirmamos que o trabalho sindical não se limita às demandas da categoria, mas também envolve a defesa de pilares fundamentais da democracia e da justiça social.
Seguiremos firmes, resistindo e persistindo, ao lado da classe trabalhadora e da sociedade civil, em defesa da Justiça do Trabalho e dos direitos conquistados com luta e organização coletiva.
Fonte: SEEB – FOZ