O presidente da CONTEC, Lourenço Prado, representando a UGT, participou, nesta terça-feira (6/5), de reunião na sede da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), em Brasília, com o superintendente Ricardo Pena e o diretor de Licenciamento, Guilherme Bezerra, para tratar da incorporação da Bandeprev pelo Santanderprevi.
A reunião, solicitada pelo presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, contou também com a participação do presidente da FEEB ALPERN e da UGT/PE, Luiz Gustavo Walfrido; do diretor do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, João Rufino; de Isnard Gonçalves, representante da UniBandeprev; e de Augusto Costa, da Asfabe.
Superintendência da Previc. 06/05/2025. Foto: Marcos Bohler
Durante a reunião, foi entregue ao superintendente da Previc o ofício datado de 6 de maio de 2025, subscrito por quatro entidades representativas dos participantes da Bandeprev: o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Crédito de Pernambuco (SEEC/PE), a UGT-PE/FEEB AL/PE/RN, a UniBandeprev e a ASFABE – Associação dos Funcionários Aposentados do Bandepe.
No documento, as entidades solicitam a constituição de uma mesa de entendimentos, com mediação da Previc, para tratar da incorporação da Bandeprev pelo Santanderprevi. A proposta é que essa mesa envolva os representantes do Banco Santander, da Bandeprev e das entidades sindicais e associativas dos trabalhadores ativos, aposentados e pensionistas vinculados ao fundo, especialmente os do estado de Pernambuco. O objetivo é buscar alternativas negociadas que garantam os direitos e a segurança dos participantes, diante das incertezas geradas pelo atual rito do processo de incorporação.
Após a reunião na Previc, a comitiva seguiu para o Ministério da Previdência, onde o mesmo ofício foi entregue pessoalmente ao ministro da Previdência, Dr. Wolney Queiroz Maciel, reforçando o pedido de apoio institucional para a instalação da mesa de negociação.
Ministério da Previdência. 06/05/2025. Foto: Marcos Bohler
As entidades signatárias destacam a importância da atuação da Previc, por meio de sua Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem, e do próprio Ministério da Previdência, para assegurar o diálogo e a construção de soluções que preservem os direitos dos participantes da Bandeprev.
ASCOM CONTEC
Por Jéssica Alencar e Leidiane Silveira
www.contec.org.br