O dia 2 de maio marca o Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral no Trabalho, uma data importante para promover a conscientização e a prevenção de práticas abusivas que comprometem a dignidade e a saúde da classe trabalhadora.
Segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT), o assédio moral no ambiente profissional é caracterizado como uma forma de violência psicológica, manifestada por meio de condutas abusivas — como atitudes, gestos ou palavras — que expõem o trabalhador a situações humilhantes e constrangedoras. Essas práticas podem causar sofrimento físico e emocional, além de colocar em risco a estabilidade no emprego da vítima.
A imposição de metas abusivas, uma das formas mais recorrentes de assédio moral entre bancários, mantém os trabalhadores do setor entre os mais afetados nas estatísticas alarmantes do MPT
Neste Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral, a CONTEC reafirma seu repúdio a toda forma de violência que atente contra a dignidade e a saúde dos trabalhadores.
Denuncie
Você pode denunciar casos de assédio moral, inclusive de forma anônima, pelo site do Ministério Público do Trabalho: https://mpt.mp.br. Para registrar irregularidades trabalhistas ou condutas abusivas no ambiente de trabalho, clique no ícone “Denuncie” na página inicial.
Por Leidiane Silveira
www.contec.org.br