Atendendo a sugestões recebidas dos funcionários, em pesquisas, nos comentários na AGN e em demandas de Ouvidoria Interna e Canal de Denúncias, a partir de hoje, 31, a entrada de demandas do Canal de Denúncias e da Ouvidoria Interna ocorrerá em único canal, facilitando o cadastramento e acompanhamento por parte do público interno. Assim, o Canal de Denúncias passa a se chamar Canal de Ética e Denúncias.
O atendimento do Canal está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, pelo 0800 300 4455, em português, inglês e espanhol. Também é possível fazer o registro por meio de formulário eletrônico no site do BB, com recursos de acessibilidade, ou pelo aplicativo ‘Canal de Ética e Denúncias’, disponível na loja de aplicativos na Intranet. |
A novidade tem como principal objetivo melhorar a experiência dos funcionários e faz parte de uma estratégia ampla de revisão e melhoria de todo o processo, da abertura da demanda até a sua conclusão, passando pelas etapas de acolhimento, análise, triagem, comunicação, metodologias, gestão da prevenção e da consequência.
A melhoria abrange os funcionários, estagiários, aprendizes e trabalhadores de empresas contratadas pelo BB e Entidades Ligadas – ELBBs, além de proporcionar ganhos de eficiência operacional e confirmar o nosso compromisso com um ambiente seguro e transparente.
O que muda
No Canal de Denúncias, já era possível relatar, sem necessidade de identificação, situações com indícios de irregularidade de qualquer natureza, como corrupção, fraude, lavagem de dinheiro, discriminação e conflito de interesses, relacionadas às atividades do Banco do Brasil e ELBBs.
Com a mudança, também será possível registrar demandas que antes eram encaminhadas à Ouvidoria Interna, tais como as relacionadas a conflitos interpessoais, condutas em desacordo com o nosso Código de Ética, de natureza moral, sexual ou de desrespeito à intimidade e à diversidade, além de reclamações em relação aos processos internos que impactam a experiência dos funcionários e que tenham tido a análise da primeira instância, sugestões e elogios.
Como utilizar o Canal de Ética e Denúncias
O registro de demandas no Canal ocorre conforme o fluxo abaixo:
Vale destacar que:
- As informações podem ser registradas por funcionários, estagiários, aprendizes e trabalhadores de empresas contratadas pelo BB e Entidades Ligadas – ELBBs, bem como clientes e não clientes do BB.
- As demandas são recebidas por uma empresa independente e especializada, assegurando sigilo absoluto e o tratamento adequado de cada situação, sem risco de conflito de interesses.
- Após a classificação, a demanda é encaminhada para a Dicoi/Gecoi Pernambuco responsável por triar, analisar, solicitar manifestação das áreas intervenientes, endereçar aplicação de solução ética, registrar abertura de ação disciplinar, direcionar a condução para a Ouvidoria Interna ou outra instância competente (quando aplicável) e disponibilizar resposta ao demandante.
- As demandas do atendimento telefônico são realizadas por profissionais com formação em psicologia e áreas relacionadas. O solicitante pode requerer que seu atendimento seja realizado por uma atendente do gênero feminino.
- A Ouvidoria Interna continua com o mesmo escopo de atuação, conduzindo as demandas a partir de acolhimento humanizado, com caráter formativo e foco no diálogo, escuta ativa, mediação de conflitos e melhoria contínua do clima de trabalho e dos processos que impactam a experiência dos funcionários.
- É possível acompanhar o status da demanda no próprio Canal, com o número de protocolo gerado no registro.
Em média, as demandas registradas no Canal são respondidas em até 20 dias úteis, porém o prazo para retorno pode variar, dependendo da complexidade do caso e da interveniência de diferentes áreas. Para permitir a análise dos fatos relatados, é recomendável incluir informações assertivas no registro da denúncia:
– o quê (o fato);
– quem (os responsáveis);
– quando (a data da ocorrência);
– como (a forma);
– onde (o local);
– por que (o motivo);
– com que auxílio (os meios empregados para viabilizar a irregularidade).
Também é orientado anexar evidências, em qualquer formato, que comprovem a denúncia registrada, quando houver.
Canal de Ética e Denúncias
É dever de todos os funcionários atuar pautados no respeito, confiança, ética e transparência. Nesse sentido, realizar uma denúncia quando identificadas situações irregulares representa respeito aos princípios e condutas defendidas pelo Banco. As denúncias podem ser anônimas ou identificadas, sendo assegurados total sigilo e proteção aos denunciantes. Essa política de confidencialidade objetiva encorajar as pessoas, reduzir os receios de represálias, garantir que vozes sejam ouvidas e que medidas apropriadas possam ser tomadas.
Para comunicar situações de relação de consumo ou dúvidas sobre funcionalismo, os canais adequados são:
Gepes Atendimento
Canal de escuta ativa e qualificada para todos os funcionários que precisam ser ouvidos e orientados sobre os assuntos de gestão de pessoas.
o Capitais e regiões metropolitanas: 4003-5291 o Demais regiões: 0800-881-5291
|
SAC
Informações, reclamações e cancelamentos de produtos e serviços.
|
Ouvidoria Externa
Se você ou um cliente seu está enfrentando dificuldades relacionadas a um produto ou processo do Banco do Brasil e não conseguiu resolver por meio de outros canais.
|
Diretoria Gestão da Cultura e de Pessoas do BB
www.contec.org.br