O presidente da Federação dos Bancários do Estado do Paraná (FEEB PR), Gladir Basso, está convidando especialmente as mulheres bancárias a se inscreverem, “para que o nosso Estado participe com o maior número possível de mulheres bancárias” no Seminário Nacional do Movimento Mulher Contec — Em defesa da equidade de gênero e do fortalecimento da representação sindical feminina — que será realizado nos dias 27 e 28 de março, em São Paulo, pela Confederação (Contec), numa iniciativa das bancárias e securitárias da entidade nacional.
O evento contará com palestras de especialistas em temas como equidade de gênero, assédio e saúde mental no trabalho, qualificação e capacitação para lideranças femininas e direitos conquistados em ACTs (Acordos Coletivos de Trabalho) e CCTs (Convenções Coletivas de Trabalho).
“O objetivo principal do nosso seminário é fortalecer e capacitar as mulheres bancárias e securitárias em temas essenciais para sua atuação no ambiente de trabalho e no movimento sindical, promovendo o enfrentamento às desigualdades de gênero e construindo ambientes mais saudáveis e equitativos”, enfatizou Maria Leiza Torres, diretora de Finanças da Contec.
Para promover um debate paritário, os homens dirigentes sindicais, bancários e securitários também estão convidados para contribuir com suas impressões, experiências e sugestões sobre os temas que serão debatidos no seminário.
“O Movimento Mulher Contec está empenhado em promover o diálogo entre mulheres e homens, todas as identidades de gênero, por acreditar que só assim poderemos enfrentar as desigualdades no setor financeiro e no movimento sindical. Só vamos alcançar um ambiente justo, equitativo e saudável se trabalharmos juntos. Contamos com a participação ativa das Federações na indicação dos participantes. Tenho certeza que será um belo evento”, afirmou o presidente da Contec, Lourenço Prado.
INSCRIÇÕES
O evento é aberto a mulheres e homens, bancários(as) e securitários(as). Devido à capacidade limitada (180 pessoas), as federações da Contec deverão indicar as (os) representantes de seus sindicatos.
Para garantir maior equidade na participação, a Contec pede às entidades que tentem indicar uma quantidade aproximada de mulheres e homens. Observação importante: as entidades interessadas só poderão participar do seminário com a indicação de pelo menos uma mulher.
As indicações podem ser feitas pelas federações até o dia 20 de março. As vagas são limitadas.