A Federação dos Bancários do Paraná e Sindicatos Filiados exigem a imediata suspensão das cobranças extemporâneas realizadas pela Cassi.
Para sua surpresa, os funcionários do Banco do Brasil, da ativa e aposentados, têm recebido da Cassi, mensagens de cobrança de contribuições sobre valores recebidos por eles em ações judiciais trabalhistas e acordos extrajudiciais realizados desde o ano de 2010.
As nossas entidades sindicais consideram um verdadeiro absurdo que a Cassi venha apresentar cobranças referentes a valores recebidos por via judicial há mais de 14 anos, e ainda, com juros e correção monetária.
Assim, em reunião realizada no dia 17 de dezembro, os Sindicatos do Bancários de Cascavel, Cianorte, Foz do Iguaçu, Goioerê, Maringá, Paranaguá, Pato Branco, Ponta Grossa, Telêmaco Borba e União da Vitória, todos filiados à Federação dos Bancários do Paraná, deliberaram por requer à Cassi a imediata suspensão dessas cobranças, até que muitas questões sejam esclarecidas, tais como:
- Possível ocorrência de prescrição de parcelas vencidas;
- Qual o índice de correção monetária deve ser aplicado;
- Os juros são realmente devidos, se não houve culpa dos funcionários pela não cobrança no tempo certo?
- Possível responsabilização do Banco do Brasil por não haver solicitado em Juízo os descontos nas reclamatórias bem como por não os haver incluído nos acordos de Conciliação Prévia;
A Falta de transparência preocupa
Os sindicatos também destacaram a falta de transparência no processo. Muitos participantes foram surpreendidos com as cobranças, sem informações claras sobre os critérios adotados. Entre os questionamentos levantados estão:
•Existe auditoria interna que tenha identificado possíveis erros ou falhas no procedimento?
•Existe uma análise jurídica detalhada sobre a legalidade das cobranças?
•Como ficará a compensação, no IRPF, de eventuais valores pagos já que não foram realizadas no momento oportuno e não é mais possível realizar acertos de anos anteriores?
•A PREVI poderá realizar as mesmas cobranças?
•Qual a responsabilidade dos dirigentes da CASSI por não terem realizado esta cobrança no momento oportuno?
Orientação
A Federação dos Bancários do Paraná e os Sindicatos Filiados recomendam aos funcionários do BB para que não tomem nenhuma medida precipitada e aguardem novos desdobramentos sobre essas cobranças.
Notícias FEEB PR