O mercado bancário está em constante evolução, impulsionado por inovações tecnológicas e mudanças nas necessidades dos clientes. Alinhado a esse cenário, o BB segue avançando com iniciativas estratégicas que garantem competitividade e excelência operacional.
Capacitar e desenvolver os funcionários para que evoluam junto com este modelo são as premissas das novas funções implementadas pelo BB e acordadas com as entidades sindicais durante a Campanha Salarial 2024.
Estas mudanças reafirmam o compromisso do Banco em adaptar-se às demandas de um ambiente competitivo, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento e a valorização dos funcionários. As novas funções são um convite para que os funcionários ampliem suas habilidades e assumam papéis ainda mais relevantes na organização. Essa transformação é necessária para que o Banco continue competitivo e, sobretudo, para que os funcionários e clientes tenham à disposição um ambiente que une o melhor do atendimento físico e digital. O objetivo é ter um Banco cada vez mais forte e sustentável, que trabalhe com todas as pessoas.
Este movimento impacta diretamente cerca de 15 mil colegas e reflete as demandas dos funcionários por novas oportunidades, fortalecendo a mobilidade interna. As novas funções trazem uma abordagem transversal, promovendo interações mais dinâmicas e eficientes, tanto com os clientes, quanto entre os funcionários. Com essa atuação transversal, estes novos papéis poderão atuar em diferentes frentes dentro das agências, respondendo à evolução natural do nosso ambiente de trabalho.
Abaixo, as principais novidades nas funções e nos Valores de Referência:
Assistente de Atendimento e Negócios: mais transversalidade
Substituindo a função de Assistente de Negócios, a nova função de Assistente de Atendimento e Negócios traz um modelo mais dinâmico e adaptado às exigências do varejo moderno. Com jornada de 6 horas diárias, os profissionais poderão atuar de forma transversal em todos os módulos das unidades de negócios.
O VR da nova função será de R$ 6.337,58, representando um aumento significativo em relação ao modelo anterior. A remuneração alinhada ao mercado reforça a atratividade da função, com elevação salarial para mais de 9,3 mil profissionais e criando oportunidades de encarreiramento.
A partir de janeiro, será dada a oportunidade para todos os Assistentes de Negócios manifestarem interesse para exercer a nova função de Assistente de Atendimento e Negócios, na mesma dependência em que atuam no momento.
Especialista em Atendimento e Negócios: um patamar de excelência
A nova função de Especialista em Atendimento e Negócios possui atuação transversal em todos os módulos da dependência e tem como objetivo qualificar ainda mais o atendimento ao cliente e contribuir para a prospecção de negócios, coordenação de atividades administrativas e negocias, bem como a participação no comitê de crédito, fortalecendo o posicionamento do BB no mercado varejista.
Esta função de confiança, com jornada de 8 horas diárias, possuirá VR de R$ 8.186,28. Em janeiro, haverá aproximadamente 1,5 mil vagas da nova função. Para os Supervisores de Atendimento efetivos, será dada a oportunidade de nomeação na mesma agência em que já estão lotados.
Gerente de Negócios Digitais: melhoria de atratividade no modelo Leve
Nos Escritórios Leves, será criada a função de Gerente de Negócios Digitais, com VR de R$ 14.460,61. A nova função busca alinhar a especificidade da atuação à dinâmica de trabalho dos Escritórios Leves, que envolve a gestão de equipes e carteiras de clientes de alta densidade.
Os funcionários que já ocupam as funções de Gerente de Relacionamento no Leve terão preferência de nomeação para a nova função.
Valorizando as redes de apoio: Assistente Operacional Júnior e Pleno
As funções de Assistente Operacional Júnior e Assistente Operacional Pleno também receberão ajustes. Os novos VRs serão fixados em R$ 5.680,01 e R$ 5.964,01, respectivamente.
Essas atualizações equilibram as remunerações entre as redes de negócios e de apoio, fortalecendo o encarreiramento e incentivando a permanência dos profissionais na estrutura do BB.
Assistente de Tesouraria: um novo foco nas Plataformas de Soluções em Valores
Para atender às demandas específicas das Plataformas de Soluções em Valores (PSV), o Banco do Brasil criará a função de Assistente de Tesouraria, um desdobramento da função de Assistente Operacional Pleno. Com VR de R$ 5.964,01, a nova função reflete as especificidades das atribuições e uma trajetória mais clara de encarreiramento nestas Plataformas.
Todos os agentes comerciais das PSVs também terão preferência de nomeação para a nova função.
Entenda o VR
O Valor de Referência (VR) é um piso salarial adotado pelo BB para padronizar as remunerações de diversas funções, refletindo a complexidade e as responsabilidades de cada função. O VR tem impacto direto em outros benefícios importantes, como a base de cálculo da PLR, as contribuições à Previ e outros benefícios oferecidos aos funcionários. Por ser uma referência, o VR não é necessariamente o valor final recebido por todos, mas serve como um parâmetro mínimo (piso) de salário para todos os funcionários que exercem as funções.
|
Na primeira quinzena de janeiro/2025, todas as informações referentes às novas funções, novas vagas e as concorrências estarão disponíveis nos sistemas e normativos.
A Gepes Atendimento está pronta para responder às dúvidas dos funcionários. O contato deve ser feito pelos telefones 4003-5291 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 881 5291 (demais localidades). Ainda é possível utilizar o Whatsapp BB Funci (61 4003-5291).
|
Diretoria Gestão da Cultura e de Pessoas BB
www.contec.org.br