Tarciana Medeiros está pelo 2º ano consecutivo no ranking que conta com Beyoncé, Taylor Swift e Oprah (Por Júlia Moura) - foto divulgação -
Pelo segundo ano consecutivo, a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, está na lista da revista Forbes das cem mulheres mais poderosas do mundo, divulgada nesta quarta-feira (11).
A executiva ocupa o 18º lugar do índice, sendo a única brasileira. Em 2023, estava na 24ª posição.
Segundo a revista americana, a lista foi determinada por quatro métricas principais: dinheiro, mídia, impacto e esferas de influência. No caso de executivas, foram avaliados receitas e números de funcionários. Para líderes políticas, foi considerado o PIB (Produto Interno Bruto) e o tamanho das populações dos respectivos países.
Lideram o ranking Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia; Christine Lagarde, presidente do BCE (Banco Central Europeu); Giorgia Meloni, primeira-ministra italiana; Claudia Sheinbaum, presidente do México; e Mary Barra, presidente-executiva da GM (General Motors).
Com relação a Tarciana, a Forbes afirma que ela é a primeira mulher a ocupar a presidência da segunda maior instituição financeira da América Latina, além de reconhecer a sua defesa de negócios sustentáveis em organizações internacionais.
"Sua liderança em finanças, tecnologia, mídia e além se destaca como uma resposta potente para aqueles que questionam a capacidade de uma mulher de exercer poder", diz a publicação.
Na lista, Tarciana aparece a frente de nomes como a apresentadora Oprah Winfrey e as cantoras Taylor Swift, Beyoncé e Rihanna.
"Alegria e honra imensas por fazer parte pelo segundo ano consecutivo. Mas destaco que o reconhecimento não é só meu. Ele pertence a todos os colegas e parceiros que fazem das estratégias e ações à frente do BB realidades que transformam a vida de tantas comunidades no Brasil e no mundo. Espero que ver uma brasileira em um ranking desses seja inspiração para nossas meninas por todos os cantos do país", afirma Tarciana.
CONFIRA AS 20 MULHERES MAIS PODEROSAS DE 2024, SEGUNDO A FORBES:
Notícias FEEB PR