- foto Paulinho Costa feebpr -
O Santander exigiu a intensificação das vendas de seguros. A fim de incentivar a campanha, o banco prometeu um safari na África. Mas somente para os gestores das equipes vencedoras.
Com o estímulo da viagem, muitos gerentes PF e PJ foram pressionados pelos líderes a venderem seguros com um valor maior na primeira parcela e as demais com valor menor – a chamada venda com endosso no próximo mês.
Após terem seguido as ordens dos líderes, alguns gerentes foram punidos. Enquanto isso, só ganharam a viagem Heads e Regionais do banco.
“A gravidade está aí: punir os gerentes PJ e PF, pois fizeram seguros com mais intensidade para seus gestores viajarem. Inclusive tem uma Head responsável pelos PJ chamada de ‘rainha do endosso’, e que foi para a África.” André Bezerra, diretor do Sindicato e bancário do Santander.
O Sindicato entrou em contato com o Santander para cobrar esclarecimentos, e para que as punições sejam retiradas.
“Esses gerentes PJ e PF foram cobrados de forma muito intensa pelos seus líderes, tanto de agências, como de polo, de plataforma e outras áreas: ‘vamos vender, vamos vender!’. Por quê? Porque os gestores seriam beneficiados com um safari na África. Foram feitas as vendas, foi feita a apuração, houve os ganhadores. Só que agora, no final da campanha, alguns gerentes receberam carta orientativa, advertência ou medida disciplinar, porque eles venderam o seguro com endosso sob orientação ou pressão de seus líderes”, relata André Bezerra, diretor do Sindicato e bancário de SP do Santander
A Campanha para o Safari na África começou em julho. Mas nenhum gerente PJ ou PF ganhou a viagem, apenas punição.
Segundo denúncias recebidas pelo Sindicato, a venda com endosso no próximo mês já vinha ocorrendo há muito tempo, mas se intensificou após a Zurich Seguros, parceira do Santander, presentear os ganhadores com a viagem.
“Esses gestores cobraram e muito a venda do seguro, e o endosso todos estão cientes de como é feito. Algo recorrente no banco. O endosso existe, pois, a cobrança de meta é altíssima e só ofertamos com mais intensidade o seguro que os ganhadores (Heads e Regionais) nos cobraram por isso. Faz, faz que a gente resolve depois”, relata trabalhador da área.
“Estamos cobrando do banco a suspensão das punições para os gerentes. É inaceitável eles serem punidos por terem seguido ordens de quem poderia ser beneficiado por uma viagem como prêmio pelo atingimento de meta de venda de seguros”, afirma André Bezerra. (Fonte: Seeb SP)
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