Devido à não liberação, pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal, das respectivas minutas dos ACTs (Acordos Coletivos de Trabalho) até as 17 horas desta quarta-feira (4), os sindicatos filiados à Federação dos Bancários do Estado do Paraná (FEEB-PR), decidiram adiar o início da assembleia geral extraordinária para as 18 horas de hoje quinta-feira, dia 5, estendendo-se até as 18 horas de sexta-feira (6), quando serão votadas as propostas desta campanha salarial 2024 da Fenaban (bancos privados), do BB e da Caixa.
Com este adiamento, a votação dessas propostas será iniciada às 18 horas desta quinta-feira (5), estendendo-se até as 18 horas de sexta-feira (6), de forma virtual/online.
Vale lembrar que a votação será em separado dos bancos privados, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, pelo link que será disponibilizado nesta quinta-feira.
TUTORIAL PARA VOTAR:
-Clicar no Link
- Colocar o CPF
- Clicar em CADATRAR
-Preencher o Cadastro (é bem rápido) e clicar em CADASTRAR
Já vai ser direcionado para uma página com as opções de voto.
Nesta página também os bancários terão acesso as minutas.
Vale lembrar ainda que as propostas da Fenaban (bancos privados) e do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal podem ser acessadas no site da Federação e dos Sindicatos.
A Contec (Confederação Nacional dos Bancários) indica a aprovação da proposta da Fenaban (bancos privados) e das propostas da Caixa e do Banco do Brasil.
De acordo com a última proposta obtida pela Contec da Fenaban, nas cláusulas econômicas a categoria terá reajuste de 4,64% nos salários e demais verbas, incluindo vales alimentação (VA), refeição (VR), auxílio creche/babá e participação nos lucros e resultados (PLR) neste ano, para um INPC estimado de 3,91%, o que daria um ganho real de 0,7%. Para 2025, o aumento real será de 0,6% para salários, PLR, VA/VR e demais cláusulas econômicas.
O ganho real de 2024 e 2025, portanto, será de pelo menos 1,31%, podendo ficar acima disso a depender do INPC de agosto, que será divulgado pelo IBGE somente em 10 de setembro.
Gladir Antônio Basso Presidente da Federação dos Bancários do Paraná e do Sindicato dos Bancários de Cascavel, fala sobre o adiamento das assembleias.