No início de 2024, o banco apareceu entre os 4 que mais tiveram lucros, mas, ainda assim, fechou parte dos postos físicos - foto Paulinho Costa feebpr -
Este ano, o Santander aumentou a receita e adotou novas mudanças. No entanto, as novidades acenderam alguns alertas no setor, chamando atenção também para outras instituições.
Segundo o Sindicato dos Bancários, o Lucro Líquido Gerencial foi de R$ 3 bilhões, apenas no primeiro trimestre, representando um crescimento de 41,2%. No pódio, apareceram também o Bradesco, o Itaú e o Banco do Brasil, totalizando cerca R$ 54 bilhões.
No Santander, houve uma redução de cerca de 374 postos físicos. Hoje, a companhia financeira atende uma lista de clientes com mais de 65 milhões de pessoas.
De acordo com o Sindicato dos Bancários, o fechamento incluiu agências e lojas da marca, o que, em contrapartida, causou demissões. Wanessa Queiroz, coordenadora da Comissão de Organização de Empresa do banco, se pronunciou sobre as mudanças.
O comunicado destacou o que vem ocorrendo internamente. “Mesmo com esses resultados impressionantes, o banco reduziu postos de trabalho no trimestre, fechou agências, com o novo modelo implementado, batizado de Multicanalidade”, disse a representante da instituição.
“Atendimento presencial nas agências está sendo substituído por canais digitais com foco em clientes com maior poder aquisitivo. É fundamental que o banco exerça seu dever enquanto concessão pública e ofereça atendimento de qualidade para todos, sem distinções por renda”, acrescentou.
No Brasil, o Banco Central tem como função administrar as funções bancárias, fazendo parte do Conselho Monetário Nacional. Apesar de exercer responsabilidades públicas e manter vínculo com o Ministério da Economia, eles tomam as próprias decisões.
Afinal, o que aconteceu?
Outras empresas concorrentes, como Bradesco, Itaú e Banco do Brasil, também estão adotando novas estratégias, principalmente nos canais virtuais, onde os serviços vêm sendo reforçados. O Nubank, que é mais novo no setor, já atua somente através dos aplicativos, focando no público mais jovem. Ainda assim, as mudanças dividem opiniões, principalmente entre os clientes mais velhos.
Conclusão
Para garantir o vínculo com o Santander, é necessário reunir os documentos de identificação e levar à agência mais próxima. Apesar disso, ainda são mais de 3 mil pontos de atendimento no Brasil, além dos 36 mil caixas eletrônicos espalhados pelas cidades. (Fonte: TV FOCO)
Notícias FEEB PR