Em assembleia realizada hoje (quinta, 12), com votação on-line das 12h às 20h, o funcionalismo da Caixa Econômica Federal das bases dos sindicatos dos bancários filiados à Federação do Estado do Paraná (Feeb-PR), aprovaram as propostas finais apresentadas pela Fenaban (bancos privados) e pela Caixa para a campanha salarial 2024, bem como do desconto a ser feito nos salários dos empregados em razão da contratação a ser realizada (Contribuição Negocial).
A votação da assembleia apresentou o seguinte resultado:
58,1% aprovaram;
41,02% votaram contra
0,97% de abstenção.
Com este resultado da votação, os funcionários da Caixa aprovaram a proposta de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do banco. A previsão é que o novo ACT seja assinado na segunda-feira (16) e a PLR seja paga no dia seguinte (17).
AVANÇOS
A proposta de renovação do ACT da Caixa apresenta diversos avanços, como a possibilidade daqueles que tenham sido contratados até 10/11/2017 e receberam ou venham a receber gratificação de função por 10 anos, ou mais, tenham os valores da gratificação incorporados aos salários por meio de uma Comissão de Conciliação Voluntária (CCV), contemplando todas as rubricas (função, CTVA, CTC, Porte de Unidade e APPA).
Outro avanço é a redução da jornada, sem redução de salários, dos pais ou responsáveis pelos cuidados de pessoas com deficiência (PcD). A redução será de 25% da jornada, com reconhecimento de decisões judiciais que tenham sido mais benéficas para os empregados.
A proposta também explica que questões que envolvem caixas e tesoureiros, como a quebra de caixa, a pausa de 10 minutos após cada 50 minutos de trabalho (10/50), e a 7ª e 8ª horas, foram apartadas do ACT e serão debatidas em outra oportunidade, em até 50 dias.
Fonte:FEEB/PR