Teve início nesta terça-feira, 02/07, as negociações específicas com a Caixa relativas a Campanha Salarial 2024, buscando a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho. Esteve representando esta Federação e seus sindicatos filiados o vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Maringá, Carlos Roberto Rodrigues.
A reunião teve início com a apresentação pela Caixa de um relatório de resumido de balanço, com indicativos de lucro, gasto de pessoal, e comparativo desses números com outros grandes bancos. Tal apresentação mereceu total repúdio da representação dos empregados, tendo em vista tratar-se de números antigos, numa manifesta intimidação aos avanços colocados na pauta de reivindicação apresentada pela CONTEC, desconhecendo o papel diferenciado da Caixa no atendimento a sociedade brasileira, como banco público que tem como missão principal a execução de políticas públicas voltadas a população mais humilde.
‘’Os empregados da Caixa têm superado todos os desafios colocados pela direção da empresa, mesmo com sistemas e equipamentos de TI completamente ultrapassados, condições de trabalho deficitárias, e ainda um crônico déficit de pessoal, e por tudo isso merece valorização’’ afirmou Willian Louzada, coordenador da mesa de negociação CONTEC.
‘’A Caixa precisa colocar no balanço todo o relevante trabalho social, tais como financiamento habitacional, pagamento de benefícios sociais, atendimento em pandemias e desastres ambientais, entre outros, que trazem benefícios e dignidade a milhões de brasileiros” disse João Ricardo Coutinho da CONTEC e FENAG.
‘’É de indignar também, que mesmo sabendo que a CAIXA, destacando como um banco forte no mercado, desenvolvendo os desafios propostos pelo governo no social, atividades atípicas, resultados objetivos sempre cumpridos pelos seus empregados, o informe que a CAIXA nos apresenta é pejorativo, quando no mínimo nesta fase de negociação, deveria ser o reconhecimento das pessoas que constroem esta grande empresa CAIXA’’ disse Marcelo Pizzo representante da Federação dos Bancários de Minas Gerais.
Calendário de negociações
Ao final a Caixa apresentou uma proposta de calendário para as negociações. Pela proposta as reuniões serão realizadas no dia seguinte ao das reuniões entre CONTEC e Fenaban para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria bancária.
Próximas mesas de negociação CONTEC Caixa
12 de julho
19 de julho
26 de julho
7 de agosto
14 de agosto
21 de agosto
28 de agosto
Avaliação
Esperamos que a Caixa mude a postura e apresente respostas e avanços para os inúmeros pontos levados pela nossa pauta específica, valorizando a negociação e os empregados e empregadas, discutindo com seriedade a pauta de reivindicações dos empregados, fruto de um árduo trabalho pesquisas e discussões junto às trabalhadoras e trabalhadores da Caixa. (Fonte: Contec escrito por Luany Araújo)
Notícias FEEB PR