CONTEC DEBATE CUSTEIO EM REUNIÃO COM SAÚDE CAIXA

13/11/2023

A Comissão de Negociação CONTEC, seu reuniu com negociadores da Caixa nessa quinta-feira (9), para receber uma proposta de acordo específico para renovação do Saúde Caixa.

A CONTEC reforçou a busca por uma proposta que garanta sustentabilidade ao plano, porém sem perder o foco nas premissas básicas do pacto intergeracional, solidariedade e mutualismo.

Houve avanços na proposta apresentada pela Caixa, ligadas a equalização do custeio do Saúde Caixa relativo a 2023, quando o cenário apresentava uma projeção de déficit de 422 milhões. Essa equalização acontece porque a Caixa aceitou a reivindicação de assumir parte do custeio administrativo do Saúde Caixa retroativo a 2021, o que possibilitou o aumento da reserva técnica suficiente para cobrir esse déficit com sobra de 40 milhões nesse fundo.

Houve também, apresentação de uma proposta de cláusula que possibilita a cobrança para o Saúde Caixa da parcela referente ao saque do Novo Plano quando da aposentadoria. Essa é uma reinvindicação antiga da representação dos empregados, pois essa anomalia causava desequilíbrio no financiamento do plano, além de ser injusto para aqueles que não sacaram pois pagam mais do que os que fizeram o saque.

Outro avanço foi o compromisso de repassar periodicamente as informações financeiras e atuariais do plano para a representação dos trabalhadores, o que possibilita o acompanhamento e auditoria no plano.

Para cobrir o déficit projetado para 2024 ,no valor de 664 milhões, a Caixa apresentou propostas de formato de custeio que foram discutidas, mas sem consenso. Solicitamos a Caixa, a apresentação de outros cenários em que os titulares do plano não tenham qualquer reajuste no percentual de contribuição.

‘’Houveram avanços importantes na negociação e vamos continuar trabalhando firme para apresentar uma proposta para que o plano siga sustentável e acessível a todos os empregados, aposentados e pensionistas’’  afirma Willian Louzada, coordenador da Comissão Caixa CONTEC.

Participaram da reunião, o presidente da CONTEC Lourenço do Prado, o Presidente da FEEB/PR Gladir Basso, Ana Guedes – Assessoria CONTEC, Willian Louzada – Coordenador Comissão Caixa Contec, Marcelo Quevedo – Presidente Advocef, Marcelo Pizzo representando a FEEB Minas, Carlos Rodrigues representando o Sindicato de Maringá/PR, Mauro Ribeiro Sindicato de Ribeirão Preto/SP, Pepô Barbosa representando a FENAG, Mizaki – SEEB Jaú e região e Carlos Castro – Diretor CONTEC.

Uma nova reunião está marcada para a próxima semana. A Caixa se comprometeu a apresentar as alterações solicitadas pela CONTEC. Esperamos avanços para que possamos apresentar esse novo formato para apreciação dos titulares do plano ativos, aposentados e pensionistas nas assembleias. (Fonte: Contec)

Notícias FEEB PR