CONTEC e Banco do Brasil debatem sobre a CASSI

10/11/2023

A Mesa Permanente de Negociação CONTEC/BB esteve reunida hoje (09/11), a partir das 14h30, com representantes da empresa, para discutir sobre a CASSI.

Os representantes dos funcionários iniciaram a reunião registrando os déficits acumulados pela CASSI e pedindo a injeção de recursos pelo Banco, objetivando equilibrar a situação financeira do plano de associados, apontando, para tanto, inclusive, o recolhimento pelo BB, das contribuições sobre os processos trabalhistas, havendo o banco informado que está ultimando proposta de repasse dessas contribuições à CASSI.

Outra questão cobrada foi viabilizar a faculdade aos funcionários egressos dos bancos incorporados de se associarem ao plano de associados, tendo o banco informado que o assunto continua em estudo na empresa.

Os representantes dos funcionários apontaram também a expressiva redução do número de associados, alertando que uma das principais razões é a significativa elevação dos custos, acrescentando ainda que o que estamos vendo é o resultado das projeções feitas com o auxílio dos técnicos da CASSI, por ocasião dos debates sobre custeio que antecederam a reforma dos estatutos.

Os representantes dos funcionários também pediram providências para solucionar as dificuldades de assistências nas cidades do interior.

Os representantes do Banco do Brasil informaram que acreditam ser de muita importância a visão do movimento sindical sobre as dificuldades da CASSI. Relataram que a CASSI está buscando um maior diálogo com o Banco do Brasil, dentro de uma agenda positiva.

Participaram pelo BB: o gerente executivo Fabrizio Bordado Calixto, o gerente Altair Volnei de Almeida (Previdência e Saúde), a gerente de soluções da DIPES/COLET, Sheyla Watrin Hesketh, a assessora da DIPES/COLET Sheila de Fátima Costa e, representando a CASSI, o assessor da presidência, Márcio José de Souza Chaves.

A CONTEC foi representada pelo seu presidente, Lourenço Ferreira do Prado, acompanhado do Coordenador da Comissão, Gilberto Antonio Vieira, da assessora Jéssica Alencar e dos seguintes dirigentes: Carlos Souza, Dejair Besson, Marco Antônio Hilário e Rogério Marques (FEEB-SP/MS) Adryel, Dircéia e Martin, Florival Cardoso Menezes, Marcelo Araújo e Samuel (FEEB-MG/GO/TO/DF), João Haroldo Ruiz Martins e Luana Narimatsu (FEEB-PR) Coni Mazurkievicz, Edson Deretti, Luiz Francisco Cardoso, Mario Sergio Visentainer, Marlon Cezar Bambinetti, Michael da Silva, Simone  e Walter Augusto Hofelmann (FEEB-SC), Eloisa Esteves Demito, Heloisa Ribeiro, Ivanilson Batista Luz, Ruy Ramos (FEEB GO/TO), Elsie de Andrade Farias (FEEB NN), Alberto Flávio, Adelmo, Bonaerges, Daniel Solano, Nivaldo Rodrigues, Paulo Cesar e Valderlan Galindo (FEEB-AL/PE/RN), Arimarcel Padilha (FEEB-PB), Luiz e Regis Tatsch (Delegacia da Contec-RS).

Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação – CEBNN/CONTEC

Fonte: Contec