Sindicato de São Paulo cobra solução para que funcionários da CRBB possam utilizar o banheiro

27/09/2023

Os bancários que trabalham na CRBB (Central de Relacionamento do Banco do Brasil), no Complexo Verbo Divino, estão enfrentando um problema grave: a dificuldade cada vez maior para utilizar o banheiro.

Recentemente, o Banco do Brasil aumentou a meta de disponibilidade, que é o tempo que o bancário do CRBB tem de estar disponível para atendimento, o que fez com que o tempo para utilizar o banheiro fosse reduzido para que o trabalhador cumpra suas metas. Somado a isso, também recentemente os gerentes deixaram de possuir a liberdade de fazer ajustes na meta de disponibilidade por conta de situações específicas e emergenciais.

Além disso, para agravar ainda mais a situação, por conta de uma reforma, os bancários do CRBB hoje precisam se deslocar para outros andares do prédio para utilizar o banheiro.

"É uma situação de desrespeito a um direito básico do trabalhador: ir ao banheiro sem ser prejudicado em suas metas. Não é justo que o bancário se dedique ao máximo para atingir suas metas e seja prejudicado por uma questão estrutural do prédio e pelas recentes alterações da meta de disponibilidade. Lembrando que, muitas vezes, o trabalhador não está disponível para atendimento por estar fechando negócios", diz o dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo e bancário do BB, Antônio Netto.

"Apesar da administração da dependência ter se comprometido em fazer ajustes relacionados com esta situação, até o momento não tivemos nenhum retorno efetivo. Cobramos que os bancários do CRBB tenham respeitado seu direito de utilizar o banheiro sempre que necessário, sem que sejam penalizados em suas metas", conclui o dirigente.

• Caso o bancário tenha qualquer impedimento quanto ao uso do banheiro durante a jornada de trabalho, ele deve entrar em contato com o Sindicato. O sigilo é garantido.

Fonte: SEEB/SP