CAIXA PAGA ANTECIPAÇÃO DA PLR E PLR SOCIAL

21/09/2023

A Caixa pagou nesta quarta-feira 20 a primeira parcela da PLR 2023 (antecipação). O banco informou que aplicou um redutor (leia baixo) para se adequar aos limites de dividendos estabelecidos pela Secretaria de Coordenação das Estatais (Sest). Mesmo assim, os valores creditados aos empregados são maiores do que os estabelecidos no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). O valor médio a ser pago será de R$ 8.327,00 (veja abaixo a tabela com os valores por cargo). No total, 85.901 empregados serão contemplados, com um montante de R$ 716 milhões.

O anúncio dos valores foi feito na terça-feira 19 pelo banco, durante reunião com a Comissão Executiva dos Empregados (CEE). A Caixa informou que isso só foi possível porque a Sest autorizou o aumento do limite de dividendos a serem distribuídos: de 25% para 75%. Além disso, permitiu que o banco aumentasse a parcela do lucro a ser distribuída para 54% (a parcela estabelecida no ACT é de 50%).

Redutor
Mesmo o valor sendo maior do que o estabelecido no ACT, o banco informou que aplicou um redutor para se adequar aos limites de dividendos estabelecidos pela Sest e evitar que, em caso de lucro menor do que o esperado do segundo semestre, haja a necessidade de devolução de valores no pagamento da segunda parcela da PLR.

PLR Social
Junto com a primeira parcela da PLR estabelecida na CCT dos bancários, os empregados receberam também parte da PLR Social: 4% do lucro líquido do banco no primeiro semestre. Lembrando que a segunda parcela da PLR Social é creditada junto com a segunda parcela da PLR CCT, em março de 2024, considerando o lucro do exercício de 2023.

“A PLR Social é uma conquista dos trabalhadores da Caixa na Campanha dos Bancários de 2010. E a luta dos empregados, junto com o Sindicato, garantiu que ela fosse mantida mesmo quando esteve seriamente ameaçada, nos governos Temer e Bolsonaro”, lembra Chico Pugliesi, diretor executivo do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e empregado do banco.

“Trata-se do reconhecimento do empenho de empregados e empregadas ao papel social da Caixa”, acrescenta.

Atualmente, 70% dos indicadores para o cálculo da PLR Social levam em conta o trabalho social. Mas já foi pior: em 2022, apenas 30% dos indicadores eram baseados no trabalho social. “Já melhorou, mas continuamos reivindicando que apenas o trabalho social seja levado em consideração para o estabelecimento do valor a ser pago a título de PLR Social”, destaca Chico.

Imposto de renda
Desde 2015 não havia correção da tabela do IR. Neste ano, o governo Lula reajustou a tabela, tanto em relação ao rendimento mensal, quanto em relação aos valores recebidos a título de PLR (são tabelas distintas). A faixa de isenção da tabela da PLR passou dos R$ 6.677,55 para os atuais R$ 7.407,11, um reajuste de 10,93%. Como os valores recebidos pela categoria a título de PLR são maiores do que a faixa de isenção, há o desconto na fonte de acordo com a tabela abaixo.

Para o cálculo, em razão de o período de apuração fiscal ser anual, o bancário deve somar os valores recebido da segunda parcela da PLR de 2022, com os valores da antecipação (primeira parcela) que serão pagos nesta quarta-feira (20). (Fonte: SEEB SP)

Notícias FEEB PR