ACORDO DE HORAS NEGATIVAS É PRORROGADO PELO SANTANDER

06/09/2023

Sindicatos protestam pois defendem anistia total das horas negativas referentes à pandemia da covid-19 - foto Paulinho Costa feebpr -

O Santander anunciou a prorrogação até o dia 31 de março de 2024 a compensação de horas negativas não trabalhadas durante a pandemia da covid-19. Haverá o aumento de 10% do abatimento, considerando as faixas de horas trabalhadas pelo funcionário no semestre.

Anistia total

O movimento sindical protestou já que o Santander não atendeu a reivindicação dos trabalhadores de conceder anistia total, o que na avaliação dos sindicalistas seria justo ante o esforço dos bancários e bancárias que trabalharam durante a pandemia.

"Os bancários não têm culpa de terem ficado sem poder trabalhar em função da pandemia e muitos não tiveram sequer a estrutura para ficar em home Office. Lamentavelmente mais uma vez o Santander não valorizou seus funcionários no Brasil que são quem garantem a maior parte do lucro mundial do banco espanhol", disse o diretor do Sindicato e representante da COE (Comissão de Organização dos Empregados), Marcos Vicente.

Com a prorrogação, haverá um percentual de desconto no saldo, dependendo das horas compensadas limitada a duas horas por dia e realizada no período de 1⁰ de setembro a 29 de fevereiro de 2024. Confira abaixo a tabela com os percentuais de desconto. (Fonte: SEEB Rio)

Percentuais de descontos dos saldos

20% para compensar de 30 a 59 horas
30% para compensar de 60 a 100 horas