AÇÃO DA FENAE PELA CONTRATAÇÃO DE MAIS EMPREGADOS É NOTÍCIA NO PODER 360

22/08/2023

Sergio Takemoto alertou para o fato de desligamento de trabalhadores provocar piora das condições de trabalho e prejudicar qualidade do atendimento à população

O jornal digital Poder 360 repercutiu levantamento encomendado pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) ao Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), segundo o qual o saldo de contratações do banco público ficou negativo em 450 empregados no 1º semestre de 2023. A maioria dos desligamentos (350), que corresponde a 71,5% do total registrado no período, foi a pedido do próprio bancário.

Os dados do estudo do Dieese tiveram por base o novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), organismo vinculado ao Ministério do Trabalho e que acompanha a situação da mão de obra formal no Brasil. A notícia veiculada no jornal digital dá conta ainda de que, em maio deste ano, a Caixa anunciou a contratação de 800 novos trabalhadores, vagas que devem ser preenchidas por aprovados do concurso público realizado em 2014.

A matéria do Poder 360 trouxe a opinião de Sergio Takemoto sobre o déficit de empregados, que já ultrapassa 14 mil trabalhadores. “O resultado dessa carência de pessoal é o aumento de bancários cada vez mais pressionados, sobrecarregados, assediados para alcançarem metas e ficarem mais doentes”, advertiu o presidente da Fenae.

Ao jornal digital, Takemoto declarou que, na prática, o desligamento desses empregados provoca piora das condições de trabalho e atinge diretamente a qualidade do atendimento à população.  O presidente da Fenae opinou ainda a respeito de os trabalhadores do banco fazerem um ótimo e competente trabalho, mas a falta de pessoal nas unidades torna humanamente impossível atender tantas demandas de clientes e usuários.

A elevação do deficit de pessoal da Caixa aparece em números repassados pela Fenae ao Poder 360, com base no balanço do 2º semestre. De acordo com essas informações, a Caixa tem 86.473 empregados e 151,5 milhões de clientes. A situação é dramática, pois são 1.751 clientes para cada trabalhador, a maioria exercendo funções em setores administrativos.

Diante disso, Sergio Takemoto reiterou ser mais que urgente a direção do banco promover, efetivamente, novas contratações. Isto é visto como essencial para que os empregados da Caixa sejam valorizados e protegidos de abusos de gestão. A admissão de novos trabalhadores faz parte de uma reivindicação histórica da Fenae e de outras entidades representativas.

Mais pesquisa

Poder 360 também citou uma outra pesquisa do Dieese, dessa vez publicada a pedido da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT). Esse estudo mostrou que 5 mil vagas foram fechadas no 1º semestre de 2023, sendo o setor bancário e financeiro um dos mais afetados: 3.385 vagas a menos nos primeiros seis meses de 2023, somada a 2.629 em um ano. Respectivamente, a área administrativa e a de atendimento ao público registraram baixas de 1.329 e de 199, de janeiro a junho deste ano.

Fonte: FENAE