JUSTIÇA BATE O MARTELO E BANCO DO BRASIL TERÁ QUE PAGAR INDENIZAÇÃO A CLIENTE

01/08/2023

Cliente recebe indenização após cair no “golpe do motoboy”. Justiça decide contra o Banco do Brasil. Saiba mais (Autor Gabriela Ferraz Camargo) - foto Paulinho Costa feebpr -

A Justiça proferiu sua decisão e o Banco do Brasil foi condenado a pagar indenização a um de seus clientes. O caso envolve uma idosa vítima do conhecido “golpe do motoboy” em Mato Grosso, no qual foram realizados saques, gastos e empréstimos fraudulentos em seu nome.

Nesse texto, apresentaremos mais informações sobre a decisão da 4ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, bem como o valor da indenização a ser paga.

Golpe do motoboy
O “golpe do motoboy” é uma modalidade de estelionato que tem como alvo principalmente pessoas idosas e clientes de instituições financeiras. Nesse golpe, os criminosos entram em contato com a vítima, geralmente por telefone, se passando por funcionários do banco e alegando que houve alguma movimentação suspeita na conta ou cartão de crédito da pessoa.

Os golpistas, que possuem informações pessoais da vítima obtidas de diversas formas, como vazamentos de dados ou até mesmo por meio de outras ações fraudulentas, induzem a pessoa a acreditar que sua conta está em risco e que é necessário tomar medidas de segurança imediatas.

A decisão destacou a falha na prestação de serviço por parte da instituição financeira, que não adotou medidas de segurança suficientes para evitar a ação dos golpistas.

Indenização por danos morais

Além da inexistência dos débitos, o Banco do Brasil foi condenado a pagar uma indenização por danos morais à vítima no valor de R$ 8 mil. A turma julgadora reconheceu a vulnerabilidade da idosa, que foi alvo do golpe aos 73 anos de idade, enquadrando-a como consumidora hipervulnerável de acordo com o Estatuto do Idoso.

O banco não conseguiu comprovar a autenticidade das operações atípicas realizadas na conta da cliente, o que reforçou a falha na prestação do serviço e a necessidade de proteção à vítima em situação tão delicada. A decisão unânime da Câmara de Direito Privado confirmou a responsabilidade do banco e o valor da indenização fixado pelo Juízo de primeiro grau. (Fonte: Seu Crédito Digital)

Notícias FEEB PR