RESULTADO DA REUNIÃO VIRTUAL DA COE CONTEC-ITAÚ

20/07/2023

A Comissão de Organização dos Empregados (COE) da Contec-Itaú e representantes do Banco Itaú estiveram reunidos remotamente ontem (19). Foram debatidos o andamento do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) e a CCP (Comissão de Conciliação Prévia) e seus efeitos jurídicos. Inclusive com a possibilidade de um acordo firmado em modo guarda-chuva pela Contec – onde federações e sindicatos serão abarcados.

Além disso, a Comissão tratou dos critérios de Score de Qualidade de Vendas – SQV -, quanto à sua aplicação. Após a reunião, o banco anunciou a exclusão do item que trata dos clientes que receberam formalização remota e prazo expirado, dos critérios de SQV. Um avanço aos trabalhadores.

Os representantes sindicais conversaram ainda sobre a situação das filas nos postos do INSS e possibilidade de acordo para parcelamento das devoluções dos adiantamentos decorrentes dos afastamentos.

Sobre os funcionários afastados, em que o Banco faz os adiantamentos em período de perícia, em determinadas ocasiões, em que a perícia nega o afastamento, o Banco propõe formas de parcelamento para os valores adiantados. Esses assuntos e outras questões serão tratados na reunião do conselho consultivo e de representantes que a Contec realiará dias 27 e 28 de julho, em Brasília. Após essa discussão, a COE Contec-Itaú ampliará essas discussões junto a entidades sindicais.

Em relação à CCP, foram discutidas várias questões, e o movimento sindical, através da Contec, das federações e dos sindicatos, apresentaram algumas sugestões ao banco no sentido de melhorar e incrementar o mecanismo de conciliação. O Banco ficou de analisar essas questões nos próximos dias.
”O encontro foi muito produtivo e avançamos no debate de demandas antigas dos trabalhadores. Esperamos que o banco faça as devidas análises e atenda as reivindicações”, disse Lourenço Prado, presidente da Contec.

O Paraná participou  da reunião virtual através do presidente e da diretora da Federação dos Bancários (Feeb-PR), Gladir Basso e Iara Freire, respectivamente, e do presidente do Sindicato de Maringá, Claudecir de Oliveira Souza, e o presidente e diretor do Sindicato dos Bancários de Ponta Grossa Gilberto Leite e Osmar Jaworski.

Notícias FEEB PR