RITA SERRANO DIZ QUE ENCONTROU CAIXA “PRONTA PARA PRIVATIZAR”

14/07/2023

A presidente do banco público disse ainda que a instituição estava “desmantelada” e com política de medo e assédio (Por Mateus Maia) - foto divulgação -

A Caixa está dentro de uma possível minirreforma ministerial esperada pelo Centrão. Rita Serrano (foto) poderia sair para dar lugar para algum quadro técnico indicado pelos partidos do grupo.

A presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, afirmou nesta 5ª feira (13.jul.2023) que encontrou o banco público desmantelado pela gestão anterior e pronto para privatizar suas principais operações. Ela disse ainda que o órgão tinha uma política de medo e de assédio.

“Encontramos o banco desmantelado, preparado para privatizar suas principais operações e uma política de medo e assédio colocada dentro do banco, como no país. Com atraso tecnológico, distante das demandas das cidades e Estados. Burocratizado”, afirmou durante cerimônia de sanção do novo Minha Casa, Minha Vida.

A Caixa está dentro de uma possível minirreforma ministerial esperada pelo Centrão. Serrano poderia sair para dar lugar para algum quadro técnico indicado pelo Centrão. O nome já mencionado em Brasília é o do mineiro Gilberto Occhi, que chegou a presidir o banco de 2016 a 2018, durante o governo de Michel Temer (MDB).

Occhi também foi ministro das Cidades (2014-2015) e da Integração Nacional (2015-2016), durante o governo de Dilma Rousseff (PT), e ocupou o cargo de ministro da Saúde (2018), sob Michel Temer.

Lula tem demonstrado a interlocutores que não está satisfeito com o desempenho de Rita Serrano no comando da Caixa. A saída parece ser inevitável. Occhi é um daqueles quadros profissionais de Brasília, que serve a qualquer governo e tem amplo conhecimento da máquina pública e do funcionamento dos partidos políticos, algo que a atual presidente da CEF não tem.

Durante o evento no Palácio do Planalto, uma representante do Movimento Camponês Popular, Jéssica Brito, defendeu a permanência de Rita Serrano no comando do banco público.

Em discurso, ela disse: “Pelo direito a moradia no campo, por uma Caixa forte, democrática, Rita Serrano fica!”. O grito de “Rita fica” foi repetido pela plateia e outros representantes sociais durante o evento. (Fonte: Poder360)

Notícias FEEB PR