Entidade surgiu em 1983, quando o Banespa (hoje Santander) era um dos principais bancos do país: “Na linha de frente das negociações”
São Paulo – Há exatos 40 anos, em 21 de junho de 1983, surgia a Afubesp, associação dos funcionários do Banespa, que pertencia então ao governo paulista e chegou a ser o terceiro banco comercial do país. O Banespa foi privatizado em novembro de 2000, mas a entidade manteve a mobilização por direitos e resistência ante a gestão do Santander.
“Após quase 23 anos da privatização, mantém-se bravamente na linha de frente das negociações, e sua atuação junto aos sindicatos permitiu que mais de 12 mil colegas se aposentassem com todos os direitos”, lembra a direção da Afubesp. “E, justamente por este motivo, possui atualmente mais de 90% do seu quadro composto por aposentados, o que leva a maior parte das ações jurídicas é políticas da entidade serem voltadas para essa parcela da comunidade.”
Um dos fundadores, Dilermando Fernandes conta que o começo foi em uma sala no Edifício Matarazzo, atual sede da prefeitura paulistana, na região central. Com foco em prestação de serviços e descontos em vendas de produtos, além da assistência jurídica, a Afubesp teve uma “virada de chave” a partir de 1996, com uma gestão ligada a entidades sindicais.
“Foi aí que a Afubesp ganhou mais força, e justamente, num momento crucial de luta contra a privatização. O olhar sindical de enfrentamento fez toda a diferença no processo e foi crucial para defender os interesses dos banespianos”, comenta a presidenta da associação, Maria Rosani.
“Ainda temos muita luta pela frente e damos nosso melhor para preservar a Cabesp com qualidade e ter nossas aposentadorias pagas pelo Banesprev como sempre foi”, acrescenta Maria Rosani. Assim, lembrando histórias e mobilizações, a entidade dedica o mês à celebração do 40º ano.
Fonte:RBA