SEM NEGOCIAÇÃO, CAIXA MUDA NORMATIVO INTERNO SOBRE GRATIFICAÇÕES DE FUNÇÃO

19/06/2023

Imagem mostra uma sala de reunião com pessoas aparentando estar em um momento tenso. A imagem tem um filtro do logo da Caixa
A Caixa Econômica Federal divulgou, na quarta-feira 14, alterações realizadas no normativo RH 184, que determina as regras para o exercício de função gratificada/cargo em comissão. As mudanças foram feitas sem nenhuma negociação ou comunicação prévia com a representação dos empregados

“A Comissão Executiva dos Empregados [CEE/Caixa] esteve reunida com a Caixa, em visita à Universidade Caixa, na terça feira 13 . No dia seguinte fomos surpreendidos com essa alteração do RH 184. A incorporação da gratificação de função é um direito dos empregados, e é pauta de reivindicação das entidades. E a Caixa precisa debater com nossos representantes na mesa de negociação”, afirma Francisco Pugliesi, membro da CEE/Caixa e diretor executivo do Sindicato e empregado da Caixa.

A CEE/Caixa está estudando as mudanças implementadas e buscando assessoria com o departamento jurídico a fim de tomar uma posição mais balizada. “Mas não podemos deixar de criticar que as alterações foram feitas sem nenhuma consulta à representação dos empregados. A Caixa conta com uma nova gestão mais disposta a ouvir as demandas dos trabalhadores, mas algumas medidas tomadas pela nova direção são indefensáveis diante das críticas dos bancários”, acrescenta Chico.

Próximas etapas
A CEE/Caixa aguarda o parecer do seu departamento jurídico e, assim que concluído, se posicionará sobre as mudanças realizadas no RH 184. Contudo, uma reunião com a Caixa já foi solicitada para que o banco explique as mudanças e para, mais uma vez, cobrar que as medidas que possam afetar o quadro de pessoal do banco sejam negociadas com a representação dos trabalhadores, ou, ao menos, comunicada com antecipação, antes que sejam efetivadas. (Fonte: Seeb SP)

Notícias Feeb/PR