PF DEFLAGRA OPERAÇÃO CONTRA FRAUDE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

14/04/2023

‘Operação Escroque’ investiga série de tentativas de obtenção fraudulenta de créditos consignados no Mato Grosso (POR ANDRÉ LUCENA*) - foto Paulinho Costa feebpr -

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira 13, uma operação que objetiva localizar e identificar documentos falsos, objetos e instrumentos utilizados em processos de fraudes contra a Caixa Econômica Federal (CEF).

Na operação, a PF cumpre três mandados de busca e apreensão em Cuiabá, no Mato Grosso, expedidos pela 5ª Vara Federal da Seção Judiciária do estado.

De acordo com a PF, as investigações tiveram início em abril de 2022 e partiram de uma denúncia realizada por uma correspondente da Caixa, que informou que sucessivas tentativas de obtenção fraudulenta de créditos consignados estariam acontecendo na instituição, por meio da apresentação de holerites de servidores públicos estaduais falsos.

Entre os crimes praticados, segundo a PF, estão os de associação criminosa, falsificação de documento público e de documento particular, bem como estelionato majorado.

O nome escolhido para as ações foi Operação Escroque, termo que remete a pessoas que tomam posse de bens alheios através de fraude.

*André Lucena Estagiário de Carta Capital (Fonte: Carta Capital)

Notícias Feeb/PR