RESULTADO DA REUNIÃO DA COE COM O BRADESCO

06/04/2023

Na última segunda-feira (3), a Comissão de Organização dos Empregados (COE) Bradesco-Contec se reuniu com representantes do Banco, para tratar de demandas dos funcionários. Estiveram presentes o presidente da Contec, Lourenço Prado, o coordenador da COE, Gladir Basso e outros membros da comissão. O Bradesco foi representado pela diretora de RH e funcionários do setor.

Na reunião, a COE cobrou o fim do fechamento de agências e das demissões decorrentes. O Banco informou que o processo é resultado de estudos e que os funcionários estão sendo realocados e reaproveitados.

A COE reforçou a insegurança entre os funcionários quanto ao futuro do Banco e a preocupação deles com o emprego. A COE também solicitou que o Bradesco informasse qual a previsão para o fim do fechamento das agências, mas o Banco negou ao dizer que não pode informar. Isso mostra que os fechamentos devem continuar.

O Bradesco também negou outras duas reivindicações dos trabalhadores, que é o auxílio academia, com a justificativa de já oferecer o Lig viva bem e convênios com academias pelo seguro saúde, com descontos que variam de 20% a 50%, e o reajuste do reembolso por quilometro rodado.

Entres as demandas debatidas, estão as reformulações de agências bancárias em pontos de venda e negociação, diminuindo as funções dos trabalhadores e provocando demissões. Além disso, bancários alegam que esta medida dificulta o cumprimento de metas e aumenta o caso de assédio moral por parte dos gestores. O Banco se comprometeu a verificar a situação das realocações e o funcionamento de agências com caixas físicos, sobretudo em cidades do interior do País.

PLANO DE SAÚDE
Outro ponto apreciado, trata da cobertura do plano de saúde em cidades com menos estrutura médica. A COE reivindicou o reembolso previamente estabelecido dos valores empenhados nos serviços de saúde e de gasolina para o deslocamento de grandes distâncias, em razão da deficiência de clínicas e hospitais.

Ainda sobre o plano de saúde, na reunião ficou definido que as federações e os sindicatos farão um relatório sobre as principais deficiências no âmbito dos hospitais, especialidades, laboratórios, de exames e na área odontológica, para que essa discussão seja aprofundada em futura reunião específica a ser agendada.

Sobre o Gympass para os trabalhadores, os representantes do Bradesco informaram que não veem necessidade de alterações, tendo em vista que já possuem um programa próprio, que atende os bancários com descontos em redes de academias e esportes.

Por fim, os representantes trataram do acesso à folha de pagamento de dirigentes sindicais liberados do Banco. O Bradesco alegou que não deve incluir estas informações no sistema. Afirmou que os dirigentes permanecerão acessando estas informações por meio de link próprio.

Assédio Moral
Preocupado com o aumento no número de relatos de assédio moral a trabalhadores, a COE pediu atenção especial aos casos denunciados e estímulo para que os bancários denunciem novos casos ao RH.

Notícias Feeb/PR