Em 2023, pela quarta vez, o Banco do Brasil está no topo na lista de empresas mais sustentáveis do mundo. Saiba o porquê. (Por Bruna Machado) - foto Paulinho Costa feebpr -
O Banco do Brasil (BB) é um dos cinco bancos estatais do país. Fundado há dois séculos no Rio de Janeiro, atualmente a instituição financeira atende cerca de 73,6 milhões de cidadãos. Deste modo, o BB ocupa a quarta posição entre os bancos brasileiros com mais clientes.
Parece que o BB gosta mesmo do número 4! Desde 2005, o Fórum Econômico Mundial seleciona 100 instituições financeiras mais sustentáveis do mundo. Há dez anos, o Banco do Brasil está nessa lista, mas, nos últimos quatro anos, o BB tem ocupado a liderança.
Mais de 7 mil empresas que têm US$ 1 bilhão de receita anual foram avaliadas este ano. Entre as empresas brasileiras, o BB é a instituição que, durante esses anos, ocupa o melhor lugar.
Para chegar ao resultado da avaliação, é feita uma análise baseada nos dados públicos das empresas em questão. Além do desempenho, a gestão financeira e a receita arrecadada em programas sociais ou ambientais são alguns exemplos de critérios de avaliação.
O saldo de mais de R$ 320 bilhões na carteira de negócios sustentáveis fez com que o Banco do Brasil alcançasse o topo da lista. A carteira de negócios sustentáveis da instituição financia projetos que apresentam contrapartidas ambientais.
Essa carteira sustentável representa 35% do total de créditos do BB. Confira a seguir alguns dos inúmeros setores que são financiados pela carteira de negócios sustentáveis do Banco do Brasil:
O fato de que há dois anos o Banco do Brasil investiu em 7 usinas próprias também foi um fator de peso para chegar a esta posição. O banco planeja ainda inaugurar mais 22 usinas futuramente.
A presidenta do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, declarou que esse tipo de reconhecimento é um incentivo para que o BB continue adotando essas medidas de sustentabilidade ambiental.
Por fim, Tarciana informou também que a diversidade dos funcionários será explorada para que se encontre cada vez mais soluções inovadoras, sustentáveis e econômicas. (Fonte: Capitalist)
Fonte: Notícias Feeb/PR