Caixa e MDS firmam parceria para atendimento especializado a indígenas

08/02/2023

Entre as medidas, estará a distribuição de 50 mil cartões de débito para facilitar o recebimento do Bolsa Família por famílias indígenas de regiões remotas de Amazonas e Roraima (Por Rafaela Gonçalves) - foto Paulinho Costa feebpr -

A Caixa Econômica Federal firmou uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) para a realização de ações de atendimento especializado aos povos indígenas dos estados de Amazonas e Roraima. Entre as medidas, estará a distribuição de 50 mil cartões de débito para facilitar o recebimento do Bolsa Família por famílias indígenas de regiões remotas.

O anúncio foi feito terça-feira (7/2) pela presidente do banco estatal Rita Serrano, durante a cerimônia de abertura da reunião de gestores da rede de atendimento. Segundo ela, o objetivo é proporcionar um atendimento mais próximo e humanizado, promovendo a bancarização das famílias indígenas.

“Fizemos um grupo de trabalho no banco para verificar como nós poderíamos agir para melhorar o atendimento aos povos originários, principalmente das áreas de conflito em Roraima e no Amazonas. Apoiar a população mais vulnerável é nossa missão. Assim como na pandemia do coronavírus, mais uma vez, a Caixa e seus empregados estarão ao lado do povo brasileiro no momento em que ele mais precisa. Mais de 30 mil famílias poderão contar com o apoio do banco”, disse Serrano.

As ações de atendimento terão início já nesta quinta-feira (9/2), com a chegada do Caminhão da Caixa em Bonfim (RR). Roraima receberá a primeira rota da unidade móvel, que passará por outras três cidades até abril, sendo mantidas rotas periódicas nestes municípios. No estado, as ações contemplam 10 mil famílias indígenas em sete municípios. Bonfim, além de ser rota do caminhão, será sede de uma nova agência.

No Amazonas, a iniciativa contempla 20 mil famílias indígenas em oito municípios. São Gabriel da Cachoeira terá nova unidade lotérica e receberá uma nova agência da Caixa. Santo Antonio do Içá, Amaturá, Santa Isabel do Rio Negro, Tocantins e Eirunepé contarão com visitas periódicas de empregados da Caixa para atendimento especializado.

Os clientes receberão orientação sobre o uso do cartão de débito da Poupança Social Digital. Também será realizada a entrega e o cadastramento de senhas do Bolsa Família nos municípios contemplados pela ação. Segundo o banco, será feita parceria com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), prefeituras e outras entidades locais. (Fonte: Correio Braziliense)

Fonte: Notícias Feeb/PR