Banco do Brasil inaugura novas usinas solares em BA, PR, SP e MG

22/12/2022

O Banco do Brasil inaugurou, neste mês, mais quatro usinas de energia fotovoltaica: uma no Sul, duas no Sudeste e a primeira do BB no Nordeste. Os quatro novos empreendimentos, construídos pela EDP, atuante em geração, distribuição e outros serviços de energia – localizam-se em Xique-Xique (BA), Rio Paranaíba (MG), Loanda (PR) e Lins (SP).

As quatro plantas possuem capacidade instalada total de 23 MWp e vão compensar o consumo de 365 agências, por meio da modalidade de geração distribuída. Com a energia limpa gerada nessas usinas, o Banco deixará de emitir, anualmente, cerca de 3 mil toneladas de dióxido de carbono na atmosfera.

Além dessas quatro, o Banco possui outras três usinas. As duas primeiras foram inauguradas em 2020, em Porteirinhas (MG) e em São Domingos do Araguaia (PA). E a outra entrou em operação neste ano, em Naviraí (MS). Com os quatro novos empreendimentos, estima-se uma economia de R$ 102,5 milhões para o BB, ao longo dos 15 anos previstos de contrato.

“Com esse projeto, diminuiremos nossa pegada digital, como forma de tornar nossa operação cada vez mais alinhada com o que a sociedade exige das organizações em relação ao compromisso com o meio ambiente. Iniciativas como essa evidenciam porque somos premiados como o Banco mais sustentável do mundo, afirma o presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro

“Sabemos da importância do setor elétrico para a descarbonização do planeta. Temos atuado para liderar a transição energética, com investimentos de cerca de R$ 3 bilhões até 2025 apenas em energia solar”, afirma o vice-presidente de Clientes da EDP no Brasil, Carlos Andrade.

Em outubro de 2022, as duas primeiras usinas solares do BB ultrapassaram a marca de 30 GWh em geração de energia, desde o início da operação. O que significa volume suficiente para iluminar uma cidade de 150 mil residências, durante um mês inteiro.

O banco informou ainda que tem outras 22 usinas fotovoltaicas em fase de contratação ou construção. Quando em operação, todas as plantas vão compensar o consumo de cerca de 1.400 agências.

Fonte: Monitor do Mercado

www.contec.org.br