BC MUDA METODOLOGIA E TIRA SANTANDER DO GRUPO DE MAIORES BANCOS DO PAÍS

07/10/2022

Segundo o Relatório de Economia Bancária (REB) de 2021, divulgado nesta quinta-feira (6/10) pelo Banco Central, a nova metodologia para medir a concentração do sistema financeiro só considera agora as quatro maiores instituições (Por Rafaela Gonçalves) - foto Paulinho Costa feebpr -

Com a nova metodologia adotada pelo Banco Central (BC) para medir a concentração do sistema financeiro, o Santander saiu do grupo das maiores instituições financeiras brasileiras. Segundo o Relatório de Economia Bancária (REB) de 2021, divulgado nesta quinta-feira (6/10), a autoridade monetária só considera agora os quatro maiores bancos e não mais cinco, como era antes.

As quatro maiores instituições, segundo o relatório são Caixa, Banco do Brasil, Bradesco e Itaú. "A RC4 [quatro maiores bancos] mede o grau de concentração por meio da soma das participações das quatro maiores instituições financeiras em um dado mercado", detalhou o texto, que diz que o conceito é "tradicionalmente empregado na literatura e por organismo multilateral".

O documento também passou a divulgar a concentração por segmento, por controle de capital, público ou privado, e por origem de recursos, livre e direcionado.

Concentração
As cinco maiores instituições financeiras do país concentravam 78,7% do mercado de crédito no segmento bancário em 2021, uma queda de 0,5 ponto percentual em relação ao ano anterior, conforme descreve o relatório.

O percentual segue em trajetória de redução desde 2018. Incluindo o segmento não bancário, que engloba cooperativas, fintechs e financeiras, por exemplo, os maiores representavam 67,9% de operações de crédito, 0,6 ponto a menos do observado em 2020.

"A queda da concentração é observada em todos os agregados contábeis e, de forma mais intensa, nos depósitos totais", ressaltou o relatório. Em relação aos depósitos, o grupo concentrava 75,9% no segmento bancário e 70% no não bancário. Os ativos totais das cinco maiores instituições, por sua vez, equivalem a 74,9% do total do segmento bancário e 65,2% do não bancário.

Rentabilidade
O balanço também aponta que a rentabilidade do sistema bancário retornou a níveis próximos dos observados antes da pandemia. O lucro líquido das instituições somou R$ 132 bilhões em 2021, 49% superior ao registrado em 2020 e 10% de 2019.

De acordo com o BC, o crescimento da margem de juros, a redução das despesas com provisões e os ganhos de eficiência explicam a melhora dos resultados. No entanto, a recuperação da rentabilidade dos bancos não foi homogênea. O retorno dos bancos “complexos” e “regionais e públicos”, que possuem modelos de negócio mais diversificados, foram os que apresentaram maior elevação. Já a rentabilidade dos bancos do segmento “crédito” e “outros” praticamente não apresentou recuperação. Fonte: Correio Braziliense)

Notícias Feeb/PR