NEGOCIAÇÃO COM A CAIXA

25/08/2022

A reunião presencial de negociação entre a CEBNN/CONTEC e a Caixa Econômica Federal, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (24)

A Contec cobrou da Comissão Caixa que renove todo o acordo de 2020/2022. Para a comissão do banco, algumas cláusulas serão avaliadas e ainda discutidas até sexta-feira (26). Na avaliação das entidades sindicais devemos preservar as conquistas e discutir novas cláusulas entre as demandas dos empregados.

Na reunião, a Caixa apresentou proposta de manter o pagamento integral de horas extras para agências com até 20 empregados. Para as demais agências, a compensação é de até 6 meses, pagando 50% das horas. A Comissão Contec entende que este prazo não atende aos empregados e avalia que os 60 dias atuais já estão atendendo.

Pedimos informações sobre a quantidade de empregados que representam as agências com até 20 empregados em detrimento às demais.

Outra proposta da Caixa trata do intervalo de almoço, dando opção aos empregados de utilizarem o período entre 30 e 60 minutos, com anuência do gestor. Esta proposta é destinada aos empregados com jornada de 6 horas diárias.

A Comissão Contec pediu à Caixa que apresente proposta dos caixas minutos, tendo em vista que os empregados têm sido prejudicados e estão acumulando atividades com os trabalhos nos caixas e não estão sendo remunerados de forma justa.

O intervalo para descanso dos caixas, também foi discutido. A Caixa alega que a NR17 teve alterações e já não se aplica a algumas atividades da empresa. Para a Comissão Contec atualmente existem muitas teses que apontam para o descanso intermitente da jornada, inclusive os prejuízos que as telas dos computadores utilizadas durante muito tempo trazem sérios prejuízos aos olhos, dentre outros pontos.
Foi solicitado, um cuidado com quem está no presencial, pausas necessárias para alongamentos, higiene pessoal dentre outras necessidades, a fim de evitar doenças ocupacionais, bem como, prejuízos à saúde do empregado.

Com relação ao trabalho remoto/ teletrabalho, os profissionais defendem regras mais claras e uma avaliação melhor da necessidade do trabalho remoto, considerando que em sua grande maioria, os profissionais entendem que o trabalho remoto traz mais vantagens para a empresa do que para os empregados.
Foi pedido, este cuidado com quem está no presencial, para estas pausas necessárias para alongamentos, higiene pessoal dentre outras necessidades para existir doenças e prejuízos à saúde.
Ressaltamos que a Caixa afirmou que o trabalho remoto discutido não abrange as agências neste momento.

Hoje, dia 25/08, a Caixa trará novas propostas e respostas às nossas reivindicações, inclusive para a PLR que será discutida ainda nesta quarta-feira (24) com a Fenaban.

Contec/ Sindicato dos Bancario de Foz do Iguaçu e Região