COE-ITAÚ/CONTEC REUNIÃO DISCUTE EFEITOS DA REESTRUTURAÇÃO NAS ÁREAS DE CONSIGNADO E VEÍCULOS E O ÚLTIMO PDV

21/07/2022

A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú/Contec se reuniu ontem (20), de forma virtual, com representantes do Banco para discutir os efeitos da reestruturação ocorrida nas áreas de consignado e de veículos e, também, sobre o resultado do último PDV lançado pelo Itaú.

O Paraná participou desta reunião através do vice-presidente da Federação (Feeb-PR) e presidente do Seeb-Goioerê, José Antônio de Lima; do diretor do Seeb-Ponta Grossa, Osmar Javorski; e Iara Freire, diretora da Feeb-PR.

Em relação à reestruturação, o movimento sindical cobrou mais transparência na movimentação das realocações dos funcionários que pertenciam àquelas áreas.

Romualdo Garbos, que representa o Banco, explicou que o processo de automação das operações nas duas áreas se deu por diversos fatores, principalmente para garantir agilidade nas decisões de crédito que a partir de agora não serão mais analisadas pela mesa de crédito específica e sim pelo  gerente comercial responsável pela concessão do empréstimo ou financiamento.

Romualdo mencionou que mais de 50% dos funcionários já foram realocados e que o prazo para a área de consignado foi estendida até o final deste mês.

Ainda sobre esse tema, Romualdo informou que o Banco prioriza a relocação dos funcionários através de diversos programas institucionais, sendo um deles  o Programa de Oportunidades de Carreira (POC), o qual é disponibilizado para o encarreiramento e mudanças de áreas para os funcionários.

Os representantes da COE informaram ao Banco que essa reestruturação e as realocações, seguidas de possíveis demissões, repercutiram na rede de agências em todo o País, causando pânico nos funcionários.

PDV
Outro assunto discutido foi o resultado do último PDV lançado pelo Itaú. O representante do Banco informou que a instituição atingiu seu objetivo e que o número de adesões foi além das expectativas. O número de adesões ao programa foi de 1.506 funcionários e que atualmente restam aproximadamente 100 rescisões de contrato de trabalho a serem realizadas.

Quanto à possibilidade de um novo PDV, Romualdo informou que não há no momento perspectiva de lançamento de um novo programa e que esse assunto é tratado internamente de forma restrita.

CPA-10
Outro tema, embora não constante da pauta, foi o prazo sobre a obtenção da certificação CPA -10. O Banco deixou claro que não definiu um prazo, mas informou que vai chegar o momento de divulgar uma data final em que todos os funcionários que necessitem da certificação tenham isso concluído.

Ainda nesse sentido, o representante do Banco informou que um número expressivo de  funcionários sequer fez uma prova e que o Banco tem conhecimento daqueles que se movimentam nesse sentido, sendo aprovado ou não, mas que estão continuamente tentando a aprovação.
Segundo o representante do Banco, Gustavo Barbosa, é disponibilizado apostila e curso gratuitos e, caso o funcionário seja aprovado, será reembolsado do valor da inscrição da prova. (Fonte: Feeb/PR)

Notícias Feeb/PR