Arte com fundo laranja e logo do Itaú atrás de um gráfico em flecha indicando subida. Atrás, um saco de dinheiro em cima de moedas

Em 2021, o Itaú Unibanco obteve lucro líquido recorrente gerencial, que exclui efeitos extraordinários, de R$ 26,879 bilhões, alta de 45% em relação a 2020. No quarto trimestre, o banco obteve lucro líquido recorrente gerencial de R$ 7,159 bilhões, com alta de 5,6% em relação ao trimestre anterior, que foi de R$ 6,779 bilhões.

A receita com prestação de serviços e tarifas bancárias cresceu 9,3% em doze meses, totalizando cerca de R$ 43,3 bilhões. As despesas de pessoal, considerando a PLR, por sua vez, cresceram 10,8% no período, somando R$ 24,8 bilhões.

Dessa forma, a cobertura destas despesas pelas receitas com prestação de serviços do banco foi de 174,2% no período. Ou seja, só com a prestação de serviços e tarifas bancárias, o Itaú consegue pagar toda a sua folha de pagamento e ainda sobram 18,4 bilhões.

“Mais uma vez, como em todos os trimestres, o dado comprova que o Itaú tem totais condições de contratar mais bancários para prestar um atendimento mais condizente com as altas tarifas e serviços bancários cobrados dos clientes, bem como para diminuir a sobrecarga de trabalho e o acúmulo de funções, que é uma realidade no banco, e que causa muitos adoecimentos entre os trabalhadores", afirma Marta Soares, secretária de Comunicação do Sindicato e bancária do Itaú.

Ao final de 2021, a holding contava com 87.341 empregados no país, com abertura de 3.422 postos de trabalho em doze meses. De acordo com o relatório do banco, esse saldo se deve a contratações para a área de TI, visando acelerar o processo de transformação digital.

Em 2016, o Itaú tinha 68,1 milhões de clientes, número que saltou para 90,3 milhões no quarto trimestre de 2021. Um aumento de 32,5%. A quantidade de trabalhadores, por sua vez, aumentou apenas 8,0% no mesmo período, passando de 80.871 para os atuais 87.341. Os dados são do Banco Central e das Demonstrações Financeiras do Itaú.

Em 2016, o Itaú possuía 842,8 clientes para cada funcionário. Já em dezembro de 2021, essa relação subiu para 1.034 clientes para cada funcionário. Um aumento de 22,7%.

“Novamente os dados reforçam que as contratações realizadas em 2021 não passaram nem perto de diminuir a sobrecarga de trabalho no Itaú, onde as metas são cada vez mais abusivas, o que resulta em muitos adoecimentos causados causado pela cobrança excessiva por resultados para obtenção de um lucro cada vez maior”, afirma Marta Soares.

Foram fechadas 15 agências físicas no Brasil, no período, e abertas 28 agências digitais, totalizando 3.026 e 223 unidades, respectivamente.

No país, o retorno recorrente consolidado sobre o Patrimônio Líquido médio anualizado do banco (ROE) foi de 19,9% no período, com alta de 4,6 pontos percentuais em doze meses. De acordo com o relatório do banco, esse resultado se deve ao crescimento da carteira de crédito e a mudança do “mix” da carteira no segmento do varejo, que levaram ao crescimento de 8,3% na margem financeira com clientes.

A Carteira de Crédito do banco cresceu 18,2% em doze meses, atingindo R$ 1.027,2 bilhões. As operações com pessoas físicas (PF) no país cresceram 30,2% em doze meses, totalizando R$ 331,7 bilhões, com destaque para o crédito imobiliário (+53,7%), cartão de crédito (+30,0%) e veículos (+27,2%).

As operações com pessoa jurídica tiveram alta de 11,3% no período, totalizando R$ 282,6 bilhões. O segmento das micro e pequenas empresas (MPE) somaram R$ 149,6 bilhões no país, com alta de 23,1% em doze meses, enquanto a carteira de grandes empresas cresceu, apenas, 0,6% no período, totalizando R$ 133,1 bilhões.

A carteira de crédito para a América Latina apresentou alta de 1,4% em doze meses, atingindo R$ 204,8 bilhões.

O índice de inadimplência superior a 90 dias, no país, cresceu 0,1 ponto percentual em doze meses, ficando em 2,8% no ano. As despesas com provisão para devedores duvidosos (PDD) foram reduzidas em 38,7% em relação ao mesmo período de 2020, totalizando R$ 18,5 bilhões em dezembro de 2021.

“O lucro astronômico apresentado pelo Itaú, em conjunto com a sobrecarga de trabalho e os adoecimentos, atestam que o banco tem a obrigação de ampliar o número de postos de trabalho a fim de reduzir a sobrecarga de trabalho que causa tantos adoecimentos e lidar com as metas sempre crescentes exigidas pela direção da instituição financeira; e também para condizer com as mensagens de responsabilidade social veiculadas nas publicidades da empresa. Gerar empregos: isso muda o mundo”, afirma Marta.

Fonte: SEEB/SP