CPA-10: Itaú nega que exista prazo para certificação

25/11/2021

Ilustração remetendo a proibição de pressionar, assediar ou ameaças para que o bancário obtenha o CPA-10

Na última semana, o Sindicato recebeu diversas denúncias de bancários do Itaú de que gestores estariam pressionando para que os trabalhadores tirassem a certificação CPA-10 até o final deste mês, caso contrário seriam demitidos. O Sindicato então entrou em contato com o banco para esclarecimentos. Por meio de representantes do RH (Relações Sindicais), o Itaú negou que exista qualquer comunicação institucional determinando prazo para a certificação. 

De acordo com o banco, desde o início do projeto de novo modelo de agências foi informado que haveria a necessidade de certificação para todos os cargos, principalmente para Agente de Negócios-Caixa, uma vez que os funcionários estão atuando em atividades híbridas, que abrangem tanto a área Comercial como a área Operacional. 

O Itaú não descarta, no futuro, a possibilidade de estipular um prazo para que os funcionários façam a certificação, uma vez que o processo de migração para o novo modelo de agências encerra-se em dezembro. 

“A certificação é necessária e pode impactar no desenvolvimento das atividades, porém os trabalhadores precisam ter tempo hábil para a preparação e realização da prova do CPA10, e não devem ser penalizados por gestores desinformados, que são capazes de qualquer artifício para a cobrança exacerbada para o cumprimento das metas”, destaca o dirigente do Sindicato e bancário do Itaú, Sergio Francisco

Fonte: SEEB/SP

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