REUNIÃO DA CONTEC E CAIXA DEBATE GDP E HOME OFFICE

03/11/2021

- foto Paulinho Costa feebpr -
No dia 27/10/2021, às 14 horas, a Comissão Nacional dos Empregados Caixa/Contec, coordenada por Carlos Roberto Rodrigues, realizou mais uma reunião com a Caixa para discutir as condições de trabalho dos empregados, tendo como ponto principal o GDP-GESTÃO DE DESEMPENHO DE PESSOAS e o HOME OFFICE.  Coordenando a mesa por parte da Caixa Econômica Federal estava presente a gerente Nacional de Relações Trabalhistas, Janaina Bosa Daniel.

A Comissão dos Empregados cobrou da Caixa melhores esclarecimentos sobre o retorno dos empregados, pois ainda existem dúvidas para quem está em home office, e as informações têm sido distorcidas, especialmente quanto às datas do retorno, considerando todos os cuidados nesta fase de transição em que os empregados ficam inseguros, visto tratar-se de pessoas com comorbidades e idade acima dos 60 anos.

A Caixa informou que as agências voltarão ao horário normal a partir de 23/11/2021, conforme Live efetuada aos empregados e formalização efetuada às Contec. Solicitou que qualquer informação que esteja fora daqueles mencionados na cartilha, seja notificado à empresa e aos Sindicatos para que sejam corrigidas quaisquer informações improcedentes, ou qualquer atitude que venha a distorcer os reais objetivos da cartilha. Quanto ao retorno, a Caixa informou que será gradual, segundo as condições ambientais da unidade.  Segundo a Caixa, para algumas situações, haverá necessidade de permanecer em home office.  Foi cobrado da Caixa informações sobre o percentual de empregados vacinados. Segundo estatística da empresa, 94% dos empregados já receberam a segunda dose.  A empresa também manifestou e pediu uma avaliação das entidades para fechar acordo sobre o teletrabalho, já implantado nos demais bancos.  A Comissão Contec disse que está avaliando as condições para que possa chegar a um consenso sobre esta realidade, sem que haja prejuízo aos empregados e seja de livre aceitação.

A Comissão Contec apresentou problemas no retorno de empregados nas Unidades que tiveram seu espaço físico diminuído durante a pandemia e que hoje não comportam todos os empregados no mesmo espaço físico. A Comissão dos Empregados pediu à direção da Caixa que este retorno seja tranquilo e que esta transição seja pacífica, de forma que os empregados possam retornar sem precipitações ou atropelos em função das cobranças hoje existentes.  A Caixa se comprometeu a fazer da melhor forma possível.

GDP
O tema GDP trouxe muita discussão e discordância entre a representação dos empregados. Para a Caixa, já foi implantado e poderão ser feitos ajustes pontuais. Para os dirigentes sindicais, o GDP é uma forma escancarada de assédio aos empregados.  Segundo a comissão Contec, a Caixa deveria ter um olhar diferenciado para seus empregados por tudo que representam e já fizeram pela empresa. Reconhecer o potencial das pessoas, respeitar as individualidades e valorizar o humano, em detrimento de tantos números e regras, que acabam não simplificando o dia a dia no trabalho. É o humano que carrega a Caixa e a tem trazido até os dias atuais como uma instituição forte e respeitada pela sociedade.

Para as entidades e seus dirigentes, o investimento tecnológico é e será importante, os meios de mensurar serão importantes, mas a Caixa esquece que não somos máquinas, somos humanos e precisamos nos valer destes valores.  Transformar as pessoas em máquinas com terminologias desumanas não encontrará apoio dos empregados, nem das suas entidades representativas. A representação dos empregados deixou claro que não concorda com a forma como está colocada o GDP e tantas as outras medidas que assediam e geram intranquilidade no corpo funcional, e que a direção da Caixa necessita urgentemente humanizar as relações de trabalho.

Na oportunidade, a Comissão dos Empregados pediu à Caixa que fosse avaliada uma forma de reconhecimento, consideração para com todos os empregados que deram o melhor de si durante essa pandemia com um quadro muito reduzido de pessoal, onde houve uma sobrecarga de trabalho e que chegou até ao adoecimento de muitos.  Esta sobrecarga gerou stress, depressão, ansiedade, etc.  E agora, com o retorno dos empregados, seria o momento de permitir que estes empregados, de forma gradativa, possam recuperar suas energias com alguns dias de folga, ou outra forma que os recompense por tudo que fizeram pela Caixa e pela sociedade nestes dois anos.

Também foi reportado à Caixa a dificuldade que os empregados estão tendo com o Interaxa. A dificuldade dos gestores com alguns produtos que não são competitivos no mercado, onerando o custo da empresa e dificultando o desempenho das unidades, o mérito dos gestores.  Outro ponto reportado foi a importância de contratação de recepcionistas e estagiários para ajudar no atendimento em vista das demandas da Caixa nesta pandemia e com a continuidade do auxilio, considerando a falta de pessoal.

Notícias Feeb Pr