COE/CONTEC DISCUTE VÁRIAS QUESTÕES DE INTERESSE DOS EMPREGADOS DO ITAÚ

27/08/2021

A Federação dos Bancários do Paraná, que tem na sua representação junto à COE/Contec-Itaú (Comissão de Organização dos Empregados da Contec no Itaú), Claudecir de Oliveira, presidente do Seeb-Maringa; Osmar Javorski, do Seeb-PG, e Iara Freire, da Feeb-PR, e como coordenador Eduardo Israel, da Feeb-SC, participaram da reunião da COE-Itaú , na quinta-feira (26), juntamente com o presidente da Contec, Lourenço Ferreira do Prado.Já o Banco esteve representado por Marina Madeiro, Daniel Pastore e Romualdo Garbos.

Na reunião, os representantes do Itaú abordaram temas como a concorrência das fintechs e  open banking  no sistema financeiro, o que tem  trazido uma série de desafios para o Banco e defenderam que as mudanças estão sendo necessárias para a sobrevivência das instituições.
Foi apresentado durante a reunião, a nova estrutura do Banco, através do Projeto Itaú 2030 ,hoje implementado em 43% das agências, com a previsão  de implementação de 100% da rede até dezembro deste ano . O Projeto  tem  como objetivo, a descentralização e a multifuncionalidade . Nesse novo formato, todos os funcionários do banco estarão aptos para efetuarem negócios. Os funcionários que atuam como Caixa atuarão também no departamento comercial . O Gerente Geral  será responsável por toda a agência, inclusive pela área administrativa, anteriormente gerenciada pelo Gerente Operacional. O cargo de   Caixa  deixará de existir, sendo substituído  por Agente de Negócios Caixas e o cargo Gerente Operacional será extinto.

Também foi apresentado pelos representantes dos bancos o piloto das Unidades de Negócios, que hoje contam com agências em São Paulo e Rio de Janeiro e que futuramente será expandida por todo o país. Nessas agências não há numerário, elas servem apenas para a execução de negócios.

Os representantes da COE/Contec apresentaram  ao Banco as preocupações que essas mudanças tem trazido aos bancários do Itaú , como o desemprego por conta da extinção de cargos, a exemplo ,  o de  Gerente Operacional ; a obrigatoriedade da certificação CPA 10 pelos caixas,  que traz a preocupação com relação ao prazo para a certificação e a punição para quem não conseguir de imediato se certificar;  a sobrecarga de trabalho com o acúmulo de função para quem precisará atuar nos caixas e vender produtos ,  e as metas abusivas e  o assédio moral , agravado após a implementação do programa GERA  , que  tem adoecido cada vez mais os bancários , pois tem sido usado como justificativa para demissões, para quem não consegue entregar os objetivos estipulados pelo banco .

Os representantes dos trabalhadores também falaram sobre o banco de horas negativas , o retorno ao trabalho presencial  e a homologação  sem a presença da entidade sindical, que  tem trazido prejuízos aos trabalhadores.

Com relação às demissões, o banco informou que o quadro de funcionários em janeiro de 2020 era inferior ao quadro atual, que o banco tem feito contratações .Informou que os colaboradores com o Cargo de Gerente Operacional serão realocados em outra função , que a cultura de segregação do comercial e operacional não atende mais o atual cliente bancário e que os funcionários precisarão se adequar para acompanhar a evolução do sistema financeiro.

Com relação a sobrecarga dos Caixas, os representantes do banco informaram  que esse não é o escopo do projeto e que levará ao banco as informações  levantadas durante a reunião, de que muitos funcionários tem relatado que há sim sobrecarga e cobrança excessiva. Sobre a certificação CPA 10, os representantes do banco informaram que será feito um cronograma respeitando a individualidade de cada um.
Sobre o banco de horas negativas, o banco informou que em junho de 2021, houve uma redução de 34%. A redução se deu pelo banco ter cumprido com a palavra de possibilitar que todos os funcionários que estão em casa realizassem trabalhos em home office para que não fossem prejudicados.

Os representantes do banco se comprometeram em levar a diretoria executiva  todas as pautas de reivindicações levantadas pelo COE/Contec durante a reunião e, posteriormente, agendar nova reunião com a Comissão de Organização dos Empregados   para a resposta às pautas levantadas .

Notícias Feeb Pr