FEDERAÇÃO DOS BANCÁRIOS DEFENDE BANCO DO BRASIL EM AUDIÊNCIA PÚBLICA DA ALEP

14/04/2021

A Federação dos Bancários do Estado do Paraná (Feeb-PR) e seus sindicatos filiados foram representados por João Haroldo Ruiz Martins na Audiência Pública realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), organizada pelo Deputado Tadeu Veneri, na terça-feira (13). O evento teve por objetivo denunciar as ações do governo federal, que colocam em risco de privatização do Banco do Brasil.

Na audiência, João Haroldo aproveitou para denunciar também a diretoria do BB pelo fechamento de centenas de agências, transformação de centenas de outras em postos de serviços, transferências compulsórias de funcionários e redução de salários dos caixas executivos.

"Queremos unir nossa voz às demais nessa Audiência Pública na defesa de um Banco do Brasil que, acima de tudo, seja um instrumento de apoio e desenvolvimento do povo desse país, e não apenas um meio de enriquecimento de seus acionistas”, defendeu o diretor da Feeb-PR.

Ele foi além, afirmando que “o Banco do Brasil é a instituição financeira que, historicamente, contribuiu para o crescimento deste país, e assim vamos lutar para que continue, com sua capilaridade de agências, invadindo os mais longínquos rincões desse país gigante, e queremos que assim continue, levando sempre crédito subsidiado aos micro, pequenos e médios empresários e agricultores”.
João Haroldo afirmou ainda na audiência, que “temos visto nos últimos meses vários sinais de ameaça ao Banco  do Brasil, infelizmente por esse governo, que parece interessado em retirar a importância histórica dessa instituição para a nação brasileira e sinalizando pela sua privatização”.

O representante da Federação dos Bancários citou ainda que, “em janeiro deste ano, para nossa surpresa, em pleno enfrentamento da maior crise sanitária do país e do mundo, recebemos a triste notícia de que a atual diretoria do BB decidiu, sem qualquer debate com a sociedade e com os representantes dos empregados, fechar centenas de agências, reduzir o papel de outras centenas, transferir funcionários para outras cidades e reduzir o salários dos caixas executivos, criando um clima terrível no seio do funcionalismo  do Banco. Em plena pandemia, quando as pessoas estão concentrando suas ações em evitar infecção e continuar vivas, a diretoria do BB faz uma coisa dessas”.

João Haroldo concluiu que “o Banco do Brasil é uma entidade de economia mista, sendo  a União detentora de mais de 50% de seu patrimônio, portanto, a maior parte do Banco pertence ao povo brasileiro, e o seu papel principal é servir ao povo  brasileiro, devendo estar presente em cada canto do país, levando crédito, gerando empregos e proporcionando desenvolvimento a todos." (do site da FEEB/PR)

João Haroldo falou em nome da federação e sindicatos filiados

Deputado estadual Tadeu Venri na coordenação dos trabalhos