DIRIGENTES SINDICAIS REIVINDICAM MEDIDAS CONTRA COVID-19 À FENABAN

08/03/2021

Na tarde desta sexta-feira (05/03), a mesa de negociação da CONTEC se reuniu, por videoconferência, com a mesa da FENABAN, para debater as medidas para enfrentamento da segunda onda do covid 19. O negociador da FENABAN, Dr. Adauto Duarte, começou a reunião enaltecendo os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pelos dirigentes sindicais para enfrentamento da pandemia. Alertou que a nova cepa é mais letal, além de mais contagiosa, exigindo a adoção de mais cuidado por parte de todos.

Os representantes da CONTEC pediram estabilidade durante o período da pandemia, que se encontra em estado gravíssimo, bem como que os bancos participem do consórcio de compra de vacinas e fechamento de agências nos locais que apresentam situações mais graves, especialmente onde há falta de leitos.

O presidente da Federação dos Bancários do Paraná, Gladir Basso, solicitou à Fenaban medidas urgentes para todo o país, mas principalmente para os três estados do sul que passam por momento particularmente crítico de atendimento médico, citando casos de cidades como Cascavel (PR), onde os médicos já não estão mais vencendo atender a tantos pacientes; as UTI estão chegando a 100% de ocupação e pessoas estão morrendo sem atendimento. Gladir também pediu solução para que os planos de saúde dos bancários tomem medidas excepcionais para evitar que os bancários deixem de ser atendidos em casos de sintomas da Covid-19.

O negociador da FENABAN informou que não há vacinas para venda e que não convém debater o conceito de essencialidade das atividades bancárias para efeito de priorização de vacinação. Quanto ao pedido de estabilidade durante a pandemia, registrou que há disposição de agendar reunião para discutir a questão das demissões.

Se manifestou contrário ao fechamento de agências, alegando que inviabilizaria o atendimento aos que mais precisam. Registrou que devemos combater as aglomerações com comunicação.

A FENABAN propôs a realização de nova reunião a ser agendada para a semana de 15 a 19/03.
Fonte: FEEB/PR