DIREÇÃO DA CAIXA E GOVERNO ATACAM RECONHECIMENTO AOS EMPREGADOS

04/03/2021

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Teto de três remunerações base para pagamento da PLR mostra intenção do presidente da Caixa, Pedro Guimarães, sob ordens do governo Bolsonaro, de reduzir o reconhecimento aos empregados da Caixa, que tanto fizeram pelo país, principalmente na pandemia com o pagamento do auxílio-emergencial

Diante de uma conjuntura política adversa aos trabalhadores e especificamente aos empregados da Caixa, na qual até mesmo a PLR Social estava ameaçada, que só foi mantida pela mobilização dos bancários e pela atuação dos seus representantes em mesa de negociação, a direção do banco público, sob ordens do governo Bolsonaro, tenta impor um teto de três remunerações base para o pagamento da PLR no banco público.

O presidente do banco, Pedro Guimarães, cumprindo ordens do governo federal, mostra sua intenção de reduzir o reconhecimento pelo trabalho dos empregados do banco público atacando seus direitos, que foram conquistados na luta.

“Ainda não conhecemos o lucro da Caixa em 2020. Portanto, não sabemos qual o impacto da limitação de três remunerações na PLR dos empregados, sobretudo nos menores salários. Porém, de qualquer forma, já na Campanha dos Bancários 2020 - na qual nossos direitos foram atacados de muitas formas, e tivemos importantes vitórias como, por exemplo, a manutenção da PLR Social - já estava clara a intenção do presidente do banco, Pedro Guimarães, que cumpre ordens do governo Bolsonaro, de reduzir o reconhecimento dos empregados da Caixa, cujo trabalho é fundamental para o país, que, durante a pandemia, foram responsáveis por pagar o auxílio-emergencial para milhões de brasileiros e também por construir o resultado da Caixa”, diz Dionísio Reis, diretor executivo do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

“Se essa gestão de fato tivesse a intenção de reconhecer o trabalho dos empregados da Caixa, se as lágrimas do presidente Pedro Guimarães tivessem sido sinceras quando ele chorou em coletiva de imprensa e chamou os empregados de família, não tentaria impor um limitador para o pagamento da PLR para trabalhadores que atuaram na linha de frente durante toda a pandemia, dando um verdadeiro exemplo de compromisso com a população brasileira e com o país. Ao invés de valorizar esses trabalhadores, a direção da Caixa tenta limitar a PLR e cria uma nova PRX, com o Bônus Caixa”, acrescenta o dirigente.

A Caixa tem até o dia 31 de março para realizar o pagamento da PLR e PLR Social, mas o movimento sindical já reivindicou a antecipação do crédito ao banco. (Fonte: Seeb SP) do site da FEEB/PR