CONTEC DISCUTE COM O BB A DESGRATIFICAÇÃO DE CAIXAS E AS MEDIDAS DE REESTRUTURAÇÃO

11/02/2020

Reunião virtual de negociação da comissão da Contec com a direção do Banco do Brasil, realizada quarta-feira

Ontem (10), a Contec, através de seus representantes, reuniu-se com a representação do Banco do Brasil, com o intuito de negociar uma forma de minimizar os efeitos danosos, ao funcionalismo e à população em geral,  com relação à ideia do Banco de “desgratificar” os Caixas Executivos Efetivos, segundo informou em 10/01/2021.

Nesta reunião virtual, o Paraná esteve representado por João Haroldo Ruiz Martins, da Federação dos Bancários do Estado do Paraná (Feeb-PR); Carlos Kravitz, do Sindicato de Ponta Grossa, e Antônio Ribas Maciel Júnior, do Sindicato de Cascavel.
Inicialmente, a representação patronal informou que o BB estaria disposto a retardar a desgratificação dos Caixas Executivos Efetivos, por uma semana, caso a representação dos funcionários se comprometesse em discutir em assembleia, o compromisso do Banco em adiar a desgratificação dos caixas por 3 meses, ou seja, até 09/04/2021, caso aprovado nas assembleias, o compromisso do movimento sindical em não dar entrada em novas ações, além de  retirar as ações que tramitam na Justiça, contrárias  a ideia do Banco, no que tange ao fechamento de agências, transferências arbitrárias e desgratificação dos Caixas Executivos Efetivos.

A comissão Contec deixou claro aos representantes do Banco, que não aceita e por esta razão, não medirá esforços, para coibir a retirada da gratificação dos caixas, uma vez que esses colegas já pautaram suas vidas financeiras com base na atual remuneração e não podem, de uma hora para outra, se verem em dificuldades financeiras só porque o Banco quer reduzir despesas, mesmo que para tanto, tenha que desrespeitar o direito de não redução salarial, previsto em nossa Constituição cidadã, segundo o inciso VI, do artigo 7º.

A mesa Contec condenou, novamente,  a forma unilateral que o Banco utilizou para o anúncio de implantação das medidas de reestruturação, que trazem fechamento de agências, redução de quadro, transferência de funcionários, desgratificações e  outros malefícios ao funcionalismo e  à população brasileira, tendo cientificado os representantes da Empresa, que continuará lutando para que haja a revisão das medidas e a análise das reivindicações apresentadas.
O representante do Banco do Brasil informou que as medidas estão ocorrendo por conta das mudanças do cenário nacional e que o Banco está se adequando para se tornar competitivo, tendo se comprometido a levar e defender nossas reivindicações junto à direção da Empresa, com a promessa de uma resposta o mais breve possível.

Fonte: Contec ( do site da FEEBPR)