DIRETORIA DO SINDICATO REALIZA PROTESTO CONTRA A REESTRUTURAÇÃO NO BANCO DO BRASIL

23/01/2021

PROTESTO CONTRA DESMONTE DO BANCO DO BRASIL
A diretoria do Sindicato dos Bancários de Foz do Iguaçu realizou hoje (22) protesto em frente das agências do Banco do Brasil agência Centro e Ponte da Amizade, ocasião em que foi entregue a clientes e usuários CARTA ABERTA A POPULAÇÃO denunciando “O anunciado plano de “reestruturação” do Banco do Brasil que representará o desmonte do banco, com a redução do papel social e direto prejuízo às populações das áreas atingidas pelo fechamento de 361 unidades de negócios, o rebaixamento de 243 agências para postos de atendimento – PA, e a relocação de 85 unidades de negócios, além dos prejuízos causados ao setor de agronegócios e, especialmente à agricultura familiar.

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO
SOBRE O DESMONTE DO BANCO DO BRASIL

“O anunciado plano de “reestruturação” do Banco do Brasil representará o desmonte do banco, com a redução do papel social e direto prejuízo às populações das áreas atingidas pelo fechamento de 361 unidades de negócios, o rebaixamento de 243 agências para postos de atendimento – PA, e a relocação de 85 unidades de negócios, além dos prejuízos causados ao setor de agronegócios e, especialmente à agricultura familiar.
Além do evidente prejuízo gerado às cidades que hoje vem sendo atendidas exclusivamente pelo Banco do Brasil, o fechamento de agências em municípios onde os demais bancos se abastecem na agência do Banco também sofrerão grande impacto, visto que a manutenção de atendimento por outros bancos provavelmente se tornará desinteressante.
 O plano anunciado pela direção do Banco também envolve a desgratificação dos caixas executivos – que atuaram na linha de frente desde o início da pandemia –, e planos de desligamento voluntários, pretendendo o desligamento de cerca de 5 mil trabalhadores do banco, com redução da estrutura para atendimento à sociedade.
Devemos destacar que a direção do banco está implementando as anunciadas medidas em plena pandemia, atingindo a todos, engrossando o número de desempregados.
Vejam que, de diferentes maneiras, as medidas anunciadas pelo Banco do Brasil prejudicam a sociedade, atingindo sobretudo os serviços de atendimento ao público.
 A sociedade brasileira e os funcionários do Banco do Brasil não podem aceitar a imposição de tamanho prejuízo à nação brasileira, com piora no atendimento ao público e aumenta o desemprego num quadro agravado pela pandemia.
Precisamos do auxílio da população para iniciarmos um calendário de lutas que pode culminar em greve, para enfrentar tamanho ataque à nossa sociedade.
Diga não ao desmonte do Banco do Brasil
Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito - Contec