DEFINIDO CALENDÁRIO UNIFICADO DE LUTA CONTRA DEMISSÕES NO BRADESCO NO PR

16/11/2020

O movimento sindical bancário do Paraná acaba de definir calendário de luta unificado em defesa do emprego e contra as demissões em massa no Bradesco no Estado. Esse calendário prevê paralisações de agências do Bradesco nos dias 19 e 26 de novembro e atos e manifestações no dia 30 deste mês nas principais cidades do Paraná.

O presidente da Federação dos Bancários do Estado do Paraná (Feeb-PR), Gladir Basso, justifica esse calendário intensificado e unificado de luta, citando que os bancos desrespeitaram um acordo firmado no começo do ano de não haver demissões durante a pandemia. Mas, em 2020, já demitiram 12 mil bancários, pais e mães de família, que ficaram sem emprego em meio a uma crise econômica e sanitária.

“Os três maiores bancos do País (Bradesco, Itaú e Santander) estão demitindo. Ao todo, já dispensaram mais de 12 mil trabalhadores este ano, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia, em claro descumprimento ao acordo firmado em março”, frisou Gladir Basso.

No mesmo período, esses três maiores bancos privados, os campeões das demissões, lucraram juntos R$ 35,7 bilhões, rendimento que nenhum setor da economia registrou.

Fonte:  FEEB/PR