Nesta quinta-feira (01/10), A CONTEC –representada pelos companheiros Gilberto Antonio Vieira e Ivanilson Batista Luz –, e as demais entidades que integram a Mesa de Negociação participaram de videoconferência com a CASSI, que apresentou o Modelo Assistencial, baseado na Atenção Primária à Saúde (APS), que está sendo implantado na Caixa de Assistência.
A Equipe da Diretoria de Risco Populacional, Saúde e Rede de Atendimento da CASSI apresentou o conjunto de ações de saúde,bem como a forma de gestão do risco populacional.
Segundo a Equipe da CASSI que fez a apresentação, o objetivo do programa APS, já operacionalizado pela Estratégia de Saúde da Família (ESF), é a forma encontrada pela CASSI para buscar promover à saúde e prevenir doenças.
O Modelo Assistencial de Atenção Primária à Saúde (APS) exige mudança de comportamento dos associados, que terão que acatar as orientações do plano a respeito dos melhores serviços para a saúde dos associados.
O Modelo Assistencial está sendo desenvolvido por Equipes interdisciplinares e dirigido à população em território definido, representado por 5 unidades; BA, MG, RS, SC e SP, abrangendo 134 municípios e cerca de 15 mil participantes.
Na oportunidade, a Equipe da CASSI que apresentou o programa falou também sobre o uso da telemedicina na Caixa de Assistência, como alternativa auxiliar na atenção primária e como avanço na modalidade de atendimento à saúde, com bons resultados no número de participantes atendido, com expressiva economia para a CASSI, que começou com o programa “saúde na linha”, implementado em nível nacional com a chegada da pandemia covid-19 e que já atendeu a mais de 158 mil participantes. A Equipe destacou que, no campo da telemedicina, temos muito a avançar, visto que envolve teletriagem, teleconsulta, telediagnóstico, teleorientação, telemonitoramento e telecirurgia.
Questionados a respeito, a Direção da CASSI informou ainda não haver levantado sobre o impacto econômico da telemedicina para a CASSI até o momento. (Fonte: Contec) do site da FEEB/PR