Ontem (5), a Contec (Confederação Nacional dos Bancários) se reuniu, por videoconferência, com o Banco do Brasil, quando esteve em pauta a minuta de reivindicações específicas para a modalidade de trabalho em home office (teletrabalho).
Pelo BB, participaram Karine Etchepare Wernz e Paulo César Neto, gerente executiva e gerente do Banco, respectivamente. Já a Federação dos Bancários do Paraná participou através do diretor João Haroldo Ruiz Martins, juntamente com o diretor do Seeb de Cascavel, Antonio Ribas Maciel Júnior, e o diretor do Seeb de Ponta Grossa, Carlos Kravitz.
Sobre este tema, o movimento sindical cobra que o Banco arque com os custos do home office, sejam eles de material de escritório, equipamentos, energia elétrica, banda larga e pacote de dados, além de um auxílio home office de valor fixo. Em caso de concessão de equipamentos e infraestrutura, que estes sejam adequados aos trabalhadores e estejam em conformidade com as normas de saúde e segurança.
Também foi cobrado o Banco para que cumpra o acordo firmado recentemente que garante a prioridade de teletrabalho aos funcionários autodeclarados (inclusive os que convivem com pessoas de grupo de risco).
A minuta de reivindicações também estabelece a criação de um grupo de trabalho bipartite, com representantes dos funcionários e do Banco, para análise do trabalho home office, visando a melhoria das suas condições.
A próxima reunião de negociações específicas do Banco do Brasil será realizada nesta sexta-feira (7). O horário ainda não foi definido. O debate vai girar em torno do emprego.
Fonte: FEEB/PR