Arte: Fabiana Tamashiro
Desde a terça-feira 7, quando começou o cadastro dos trabalhadores que têm direito a receber o auxílio emergencial do governo federal que varia de R$ 600 a R$ 1,2 mil durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as agências da Caixa têm registrado grandes filas de pessoas do lado de fora principalmente em busca de informações sobre o cadastro para a retirada do benefício. A dirigente sindical Vivian Sá, empregada da Caixa, orienta que há outros canais disponíveis para se cadastrar, além de uma central de atendimento telefônico (111) para dúvidas. E acrescenta que as pessoas devem procurar as agências da Caixa somente em casos de necessidade.
“Mesmo a Caixa tendo anunciado um aplicativo (‘Caixa Auxílio Emergencial’, que pode ser baixado para celulares Android aqui e para celulares IOS/Apple aqui) gratuito e um hotsite para o cadastro, as pessoas têm procurado as agências para fazê-lo. Muitas, inclusive, saem de casa para ir ao banco tirar dúvidas, que podem ser sanadas por uma central de atendimento telefônico. Basta ligar 111. É importante ressaltar que o cadastro para o auxílio emergencial dos trabalhadores que têm direito não é feito na agência, mas sim somente por meios eletrônicos. Quem não conseguir fazê-lo pode pedir ajuda a algum parente ou conhecido para se cadastrar. É importante divulgar as informações corretas a fim de evitar das pessoas irem até as agências sem necessidade”, enfatiza a dirigente.
Agências Lotadas
Vivian lembra que a Contraf-CUT já reivindicou à direção da Caixa, entre outras medidas, que os atendimentos nas agências sejam suspensos até a normalização e regulamentação da concessão dos pagamentos do auxílio, à exceção de situações emergenciais.
“Este momento de pandemia é para as pessoas ficarem em casa, a fim de evitar o contágio e preservar a saúde e a segurança não só dos bancários, mas de toda a população. Nos últimos dias, as agências têm estado muito lotadas, e os empregados da Caixa estão bastante preocupados. Reivindicamos que, neste período, sejam realizados nas agências apenas atendimentos presenciais de casos emergenciais”, finaliza.
Fonte: SEEB/SP