LUCRO DA CAIXA CRESCE 103% EM 2019 E ATINGE R$ 21,1 BILHÕES

20/02/2020

Banco estatal levantou R$ 15,5 bilhões com vendas de ativos no ano passado. Caixa informou que devolveu R$ 11,4 bilhões ao Tesouro Nacional em 2019. (Por Darlan Alvarenga)

A Caixa Econômica Federal divulgou nesta quarta-feira (19) que registrou um lucro líquido contábil de R$ 21,1 bilhões em 2019, o que representa uma alta de 103% frente ao ano anterior (R$ 10,3 bilhões). Segundo o banco estatal, o lucro registrado no ano passado foi recorde.

Segundo o banco, a "evolução na margem financeira (13,5%) e redução nas despesas de provisão para créditos liquidação duvidosa (27,9%) foram os principais influenciadores" para o crescimento do lucro no ano passado.

O resultado, entretanto, também foi fortemente impulsionado por mais de R$ 15,5 bilhões em vendas de ativos em 2019. Só com a venda da participação que detinha na Petrobras, a Caixa levantou R$ 7,3 bilhões.

Já o lucro líquido recorrente foi de R$ 14,7 bilhões em 2019, com crescimento de 20,6% sobre 2018.

No 4º trimestre, o lucro líquido somou R$ 4,89 bilhões, abaixo dos R$ 8 bilhões reportados no 3º trimestre, mas revertendo o prejuízo de R$ 1,1 bilhão sofrido um ano antes.

A rentabilidade sobre patrimônio líquido (ROE), indicador que mede como o banco remunera o capital de seus acionistas, foi de 17,5% no 4º trimestre em 2019, com aumento de 3,5 p.p. em relação ao 3º trimestre. Apesar da melhora, ficou abaixo do registrado pelos maiores bancos privados do país. Segundo levantamento da Economatica, a mediana do ROE dos quatro bancos no ano de 2019 ficou em 19,1%.

A Caixa informou que pagou ao Tesouro Nacional em 2019 um montante de R$ 11,4 bilhões, devolvendo assim parte dos recursos concedidos ao banco nos governos dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff na forma de títulos híbridos de capital e dívida (IHCD).

A empresa encerrou o ano de 2019 com um patrimônio líquido de R$ 80,7 bilhões, "estável em comparação ao mesmo período do ano anterior".

Carteira de crédito recua 0,1% em 2019
A carteira de crédito ampla da Caixa fechou com saldo de R$ 693,7 bilhões em dezembro, alta de 1,5% em relação ao 3º trimestre. Contudo, em comparação ao 4º trimestre, houve redução de 0,1%.

O índice de inadimplência foi de 2,17% no final de 2019, uma redução de 0,21 p.p. ante os 3 meses anteriores.

As receitas com prestação de serviços e tarifas bancárias focaram estáveis na comparação com o ano anterior e somaram R$ 27 bilhões.

Já as despesas administrativas totalizaram R$ 8,8 bilhões no 4º trimestre, uma redução de 1,4% na comparação interanual. No acumulado em 2019, porém, houve alta de 2,1%, impactadas pelo aumento dos pagamentos referentes aos programas de demissão voluntária.

Participação no crédito imobiliário atinge 69,2%
O saldo da carteira de crédito habitacional cresceu 4,6% em 2019 e atingiu R$ 465,1 bilhões em dezembro de 2019, dos quais R$ 288,7 bilhões foram concedidos com recursos FGTS e R$ 176,4 bilhões com recursos Caixa. O banco informou que com o resultado manteve a liderança desse mercado com 69,2% de participação.

O banco destacou ainda que retomou a liderança nos financiamentos imobiliários com recursos da caderneta de poupança, passando de 4º lugar para o 1º lugar em 2019. Na comparação com o 4º trimestre de 2018, as contratações de crédito imobiliário nessa modalidade cresceram 109,9%.

As Loterias Caixa arrecadaram R$ 16,7 bilhões em 2019, resultado 20,3% maior que o apurado em 2018.

"Dentre os valores arrecadados no semestre, cerca de R$ 6,2 bilhões foram transferidos aos programas sociais do Governo Federal nas áreas de seguridade social, esporte, cultura, segurança pública, educação e saúde, o que corresponde a 37,2% do total arrecadado", informou o banco. (Fonte: G1) do site da FEEB/PR