Câmara Federal realiza sessão solene em homenagem aos 48 anos da Fenae

04/06/2019

Card-materia---600x400px-v2.png

Ato foi requerido pela deputada Érika Kokay (PT/DF) e possui peso prático e simbólico de grande relevância. Trajetória da Federação, sempre em defesa dos direitos dos empregados e da Caixa 100% pública, é marcada por protestos e mobilizações de formatos múltiplos

Criada em 29 de maio de 1971, durante o 6º Congresso Nacional das Associações Estaduais, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) será homenageada nesta terça-feira (4) pela Câmara Federal, às 11h, durante sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães (Anexo I). Essa homenagem foi requerida pela deputada Érika Kokay (PT/DF), que também é empregada do único banco 100% público, social e forte do país.

A iniciativa da sessão solene possui um peso prático e simbólico de grande relevância. Os 48 anos da Fenae, com base no propósito de servir ao bem-estar dos empregados da Caixa e em defesa do banco público e social, têm por lastro uma bela história de união, lutas e conquistas, feita, contada e mantida viva por sucessivas gerações. O cenário de existência da Federação, na verdade, sempre foi marcado por lutas, protestos e mobilizações de formatos múltiplos país afora.

O começo dessa trajetória foi a causa da jornada de seis horas sem redução dos salários, o direito à sindicalização, a reclassificação nas tabelas salariais e nos planos de cargos e salários, a isonomia para os admitidos após dezembro de 1983 (benefícios e vantagens) e a equiparação salarial dos empregados da Caixa com trabalhadores de outros bancos federais.

Hoje, a Fenae se define com base em quatro pilares: defesa dos empregados e da Caixa 100% pública, promoção do bem-estar do pessoal da Caixa, gestão sustentável do patrimônio e compromisso com a sociedade.

A Fenae, sem dúvida, é a principal e maior referência do movimento nacional associativo dos empregados da Caixa. Atua em parceria com as Apcefs e busca integrar os trabalhadores do banco público por meio de eventos sociais, culturais e esportivos realizados em âmbito nacional.

Atualmente, entre as suas diversas ações, destacam-se projetos como Rede do Conhecimento (plataforma de educação), Eu Faço Cultura (programa de democratização de acesso à cultura), Movimento Solidário (programa de responsabilidade social), Jogos da Fenae, Talentos Fenae (concurso cultural) e Inspira Fenae (evento de troca de experiências profissionais e pessoais dos empregados da Caixa).

Os resultados positivos colhidos nestes 48 anos são a prova cabal de que há muito o que comemorar na sessão solene da Câmara Federal. É hora, portanto, de dizer com toda a emoção: Parabéns, Fenae!

Fonte: FENAE