O Sindicato dos bancários de Foz do Iguaçu e Região realizou na manhã desta segunda feira um ato contra o fechamento das agências; Avenida Brasil e Vila Militar do banco Itaú, foi distribuída aos funcionários e a população uma nota de repúdio.
A redução no número de agências não condiz com o exorbitante lucro obtido pelo banco no último ano, de R$ 25,7 bilhões, e pode gerar ainda mais demissões. O fechamento de agências além de reduzir postos de trabalho, ainda sobrecarrega os bancários de outras unidades, cujas demandas são ampliadas, e prejudica a qualidade do atendimento aos clientes.
"Não é admissível que um banco que teve só no primeiro trimestre deste ano quase 7 bilhões de lucro penalize seus empregados e clientes, promovendo demissões e restringindo o atendimento com o fechamento de agências. A única preocupação do banco é com o lucro, que ele obtém em cima da sobrecarga de trabalho e da cobrança de tarifas e juros abusivos de seus clientes”, ressalta o presidente do sindicato Arildo Onório.