PROBLEMAS DE SAÚDE DENTRO DOS BANCOS SÃO DEBATIDOS EM REUNIÃO DA CONTEC COM A FENABAN

11/04/2019

Reunião da Contec com a Fenaban, realizada terça-feira, em São Paulo

Foi realizada terça-feira (9), em São Paulo, reunião da Contec (Confederação Nacional dos Bancários) com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos). O Paraná esteve representado pelo presidente da Federação dos Bancários do Estado (Feeb-PR), Gladir Basso, que preside também o Sindicato de Cascavel.

No encontro, os bancos apresentaram uma planilha do INSS com dados de 2015 e 2017 sobre a média de afastamentos de bancários por adoecimento em todo Brasil, além de dados comparativos de outras categorias de trabalhadores.

Na reunião, a Contec explanou sobre as más condições de trabalho dentro dos bancos, que mostram a real necessidade de ações preventivas. E frisou que o problema ganhou proporções graves, com nível muito grande de transtornos mentais, em que bancários estão trabalhando às custas de medicamentos, por conta da pressão dos bancos por resultados e metas.

Ainda no encontro, os dirigentes bancários reivindicaram acesso aos números de afastamentos, visando a adoção de ações preventivas em conjunto com os bancos.

Por sua vez, a Fenaban reconheceu a importância da mesa temática de saúde na construção de avanços para a categoria e se colocou à disposição para avançar no tema.

Na ocasião, ficou definido entre a Contec e a Fenaban que a próxima reunião para aprofundar a discussão sobre o tema ocorrerá na segunda quinzena de maio.

Hoje (quarta, 10), pela manhã, está ocorrendo nova reunião da Contec com a Fenaban, em São Paulo, sobre diversidade.

SANTANDER
Nesta quinta-feira (11), às 10 horas, na sede do Banco, em São Paulo, ocorrerá a reunião da Contec com a direção do Santander. O Paraná participará deste encontro com o diretor do Sindicato dos Bancários de Maringá e diretor da Feeb-PR, Israel Lobo Coelho. Haverá reunião preparatória quarta (10), às 15 horas, no Sindicato dos Securitários de São Paulo. (Foto: Divulgação) do site da FEEB/PR